A hora e a vez do Jalapão: agora vai!

Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, visita o Jalapão acompanhado do governador Mauro Carlesse, senador Irajá, deputado Gaguim e comitiva. Objetivo é emplacar a estrada ecológica...

Crédito: Emerson Silva - Governo do Tocantins

Há muitos anos ouço falar em obra e projeto de incentivo ao turismo e artesanato da região do Jalapão.

 

Ano passado, por ocasião do lançamento da novela global, que provocou um boom nas visitações aos destinos turísticos da região, tive oportunidade de conhecer de perto a realidade local, conversando com comerciantes e moradores sobre suas demandas.

 

 

Novela global "O Outro Lado do Paraíso" gravada no Jalapão. Foto: Raquel Cunha (Globo)

 

 

A principal, numa boca, só: estrada.

 

Pois é. Nesta sexta-feira, 16, o governador Mauro Carlesse volta à região desta vez acompanhado do Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio. Vão com suas comitivas visitar a Cachoeira da Velha, as dunas, a Cachoeira da Formiga e os fervedouros em São Félix.

 

 

A atenção de Carlesse ao Jalapão tem sido uma constante. Na pauta do governador com o ministro Marcelo Álvaro Antônio nesta sexta-feira, 16, está... a estrada.

 

 

Estrada no Jalapão, via de acesso Palmas. Foto: Luciano Queiroz Istock

 

 

A região é frágil e a ideia do Governo é a implantação de uma rodovia ecológica acompanhada de outros investimentos necessários para a consolidação definitiva, e sustentável, do Pólo Turístico do Parque do Jalapão.

 

O esforço no desenvolvimento da região, não é isolado. No começo do ano, com a movimentação da Senadora Kátia Abreu, em reunião com os prefeitos, articulou-se um consórcio de municípios da região para buscar o desenvolvimento da região.

 

A senadora Kátia Abreu tem sido uma divulgadora em potencial das biojóias de capim dourado, produzido exclusivamente na região do Jalapão.

 

Na visita desta sexta-feira, a comunidade do Mumbuca estará presente, acompanhada do senador Irajá, deputados estaduais e federais.

 

Voltando à visita do ministro, não é a primeira vez que o governador vai ao jalapão este ano. No começo de agosto, abriu consulta pública em São Félix, falando da estrada ecológica que defende realizar lá.

 

É uma proposta diferente e no mínimo interessante: estrada pavimentada com concreto. Uma tendência na Europa, onde França, Alemanha e Itália saíram na frente nesta tecnologia.

 

 

O Brasil possui em torno de 7 mil quilômetros de estradas pavimentadas com concreto. Numa região de difícil movimentação de material, e onde as obras tradicionais levarão um impacto ambiental indesejável ao Jalapão, a estrada de concreto resolve o problema de mobilidade para a população da região e para os turistas.

 

Na semana da realização do encontro de governadores de oito estados brasileiros em Palmas, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, acompanhado do presidente da Adetuc, Tom Lyra, esteve também visitando o Jalapão.

 

O clima político é extremamente favorável para que finalmente, as ações aconteçam dando um upgrade de forma organizada e planejada no turismo que já acontece na região.

 

Um dos eventos do calendário nacional do Turismo, e que atrai desportistas de todo o Brasile e exterior tem data marcada para acontecer no próximo dia 29: são esperadas 3.500 pessoas passando pelo Estado em dois dias em torno do Rally dos Sertões. Entre os desportistas, celebridades como Luciano Hulk.

 

 

Rally dos Sertões no próximo dia 29. Foto: Ascom Porto Nacional

 

 

Se nesta sexta-feira, os principais hotéis da Capital estão com taxa de ocupação altíssima em torno do 4 º Futebol Solidário que acontece amanhã, sábado, no Estádio Nilton Santos, imagina o que será este Rally.

 

A expectativa é grande para que o esforço conjunto de todos e a decisão política do governo tenham resultados satisfatórios nos próximos anos. 

 

Agora vai!

Comentários (0)