Assembléia reativa Comissão de acompanhamento das obras da Usina

Os parlamentare vão retornar aos trabalhos à frente da Comissão de Acompanhamento das obras do Estreito. O presidente, César Halum (PPS) disse que a prioridade é discutir com os membros os procedimentos para intermediar o relacionamento entre os impa...

Na sessão desta terça, 1º, os deputados aprovaram o requerimento de autoria do deputado César Halum (PPS) que pede a reativação da Comissão de Acompanhamento da Construção da Usina do Estreito. Com a retoma dos trabalhos da comissão, os parlamentares querem intermediar o relacionamento entre os impactados pela Usina e a Construtora.

Segundo o presidente da Comissão, deputado César Halum (PPS) a prioridade agora é convocar urgente os membros para uma primeira reunião com o objetivo de traçar as estratégias de trabalho. O segundo passo, conta ele, é ter acesso aos planos básicos ambientais junto ao Ibama. “Esse passo é importante para nos interarmos sobre os procedimentos ambientais da obra”, disse.

Halum lembra ainda que dia 18 de dezembro no município de Filadélfia acontece uma reunião com representantes dos impactados dos 10 municípios do Estado atingidos pelas obras. “Queremos acompanhar de perto essa situação”, disse. Outro ponto que Halum comentou que será deliberado de imediato pelos membros é a questão da compensação ambiental de R$ 18 milhões.

Os parlamentares querem o investimento do valor em duas reservas, uma no Tocantins e outra em Carolina no Maranhão. Na terça, 24, uma comitiva de parlamentares visitaram as obras.

Membros

Compõem a comissão como membros efetivos, os deputados Ângelo Agnolin (PDT), Solange Duailibe (PT), Marcello Lelis (PV), José Geraldo (PTB) e Eli Borges (PMDB).Integram como suplentes, os deputados Junior Coimbra (PMDB), Cacildo Vasconcelos (PP), Luana Ribeiro (PR), Toinho Andrade (DEM), e Fábio Martins (PDT).

Comentários (0)