Aterro sanitário da capital receberá 10 mil mudas de espécies florestais nativas

A secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos firmou um termo de cooperação com a Unitins-Agro, na manhã desta quarta-feira, 2, para que possa ser feito um reflorestamento da área do entorno do aterro sanitário, o projeto prevê o plant...

A secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos firmou na manhã desta quarta-feira, 02, um termo de cooperação técnica com a Unitins-Agro. O ato ocorreu na sede do órgão com a presença do engenheiro responsável pelo aterro sanitário, João Marques e da bióloga especialista em gestão ambiental da Unitins-Agro, Caroline Bueto Soares.

O objetivo do convênio é contribuir com o desenvolvimento da ação de recomposição da vegetação das áreas degradadas entorno da sub-bacia do São João, especificamente, a área entorno do aterro sanitário da capital. O projeto prevê o reflorestamento do talude (área das encostas do aterro sanitário), de aproximadamente 10 mil mudas de espécies florestais nativas.

As espécies que serão utilizadas no reflorestamento foram selecionadas a partir da listagem floristica da sub-bacia do São João. São 35 espécies nativas, dando ênfase às frutíferas com 71% do total, visando atrair a fauna silvestre, na expectativa de que esta também possa contribuir nos mecanismos de dispersão das sementes e assim acelerar o processo de restauração da área. Entre as espécies estão: bacaba, jenipapo, jatobá, marmelada, pitomba, puçá-preto, fava de bolota, timbó e mutamba.

As atividades de reflorestamento acontecem em duas etapas: na primeira fase, a área será roçada, nivelada e gradeada para o plantio. Em seguida acontece o plantio com previsão de conclusão em 8 dias. O projeto prevê o plantio das mudas nos períodos de 06 a 08 de janeiro e de 11 a 15 de janeiro de 2010.

De acordo a bióloga, Caroline Bueto Soares, o projeto faz parte de varias ações da Unitins-Agro que tem a Petrobrás como parceira. “O projeto sub-bacia ribeirão são João, vem desenvolvendo uma serie de ações que visam contribuir com a preservação e sustentabilidade das relações de uso dos recursos naturais, em especial as águas.”

Para o engenheiro responsável pelo aterro sanitário, João Marques, a parceria é um avanço e está de acordo com os Estudos de Impactos Ambientais e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente, EIA/RIMA. “Quem ganha é a sociedade com esta parceria, pois a recuperação dessas áreas degradadas representa uma melhor qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno da bacia do São João.”

O projeto sub-bacia São João tem como equipe técnica: Eduardo Ribeiro dos Santos: biólogo e coordenador do compente Flora; Caroline Bueto Soares- Bióloga – Especialista em Gestão Ambiental; Albano Blatt- Técnico de viveiro.

Comentários (0)