Fundação promove I Ciclo Interdisciplinar de Estudos

Começa nesta segunda-feira, 30 no auditório da Unitins ? Fundação Universidade do Tocantins, o I Ciclo Interdisciplinar de Estudos da Unitins, com o tema ?Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento?. O evento reunirá palestrantes nacionais e in...

A partir desta segunda-feira, 30, no auditório da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, em Palmas, sediará importantes discussões sobre as “Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento”. Esse é o tema do I Ciclo Interdisciplinar de Estudos da Unitins, que acontece até o dia 03 de dezembro. Professores especialistas virão da Uned – Universidade Nacional de Educação a Distância, da Espanha, e também da UnB – Universidade de Brasília, para ministrar conferências sobre o tema. O Ciclo é uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Unitins e em parceria com a Seduc – Secretaria de Educação e Cultura.

A abertura oficial do Ciclo está marcada para as 19h30. A primeira conferência da programação será ministrada pelo professor Doutor Roberto Aparici, da Uned. O tema da conferência é “Crise Mundial, educação e tecnologias: para onde a bússola aponta” e iniciará às 20h30. A cobertura completa do evento será disponibilizada no hotsite http://cie.unitins.br/.

O Ciclo

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Pós-Graduação da Unitins, Márcia Barbosa, o Ciclo não é voltado somente para os professores e alunos da Unitins. “O objetivo maior é qualificar todos os pesquisadores, docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior. A intenção da Unitins é que, além dos especialistas da casa, outros que compõem o quadro das diversas universidades também possam participar”, enfatiza.

Na programação, além das conferências magistrais, os participantes também poderão assistir a apresentações de dissertações do programa de mestrado cooperado entre a Uned e a Unitins. Serão 19 mestrandos que concluem seus trabalhos e serão avaliados por bancas com professores da Uned, da UnB, da Unitins e da UFT – Universidade Federal do Tocantins. Os resumos das dissertações já estão disponíveis no hotsite do Ciclo.

Conferências

Mais dois professores da Uned ministrarão conferências durante a programação do Ciclo: Dra. Sagrário Rubido Crespo, com o tema “Linguagens. Narrativas e didáticas nos ambientes virtuais de aprendizagem”, e Dr. Tibério Feliz, com o tema “Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: mediadores de pesquisa e de extensão universitária”. O ciclo será encerrado com a conferência magistral do dia 03 de dezembro, às 19h30, com o Dr. Elídio Bezerra Pontes, da UnB. Pontes falará sobre “Educação presencial e a distância no Brasil: rotas para 2010”.

Saiba Mais sobre o Ciclo:

O Ciclo Interdisciplinar de Estudos é um dos desdobramentos do I e II Simpósios Internacionais de Educação a Distância, realizados nos anos de 2006 e 2007. Os Simpósios reuniram significativas contribuições teóricas e metodológicas de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Costa Rica, Espanha, Venezuela, Canadá e do Brasil, entre elas, a Unitins.

Comentários (0)