Mais de 33 mil alunos do Tocantins realizam provas do Enem

Estudantes da rede estadual de ensino, realizam neste sábado, 5, e domingo, 6, as provas do Exame Nacional do ensino Médio. Mais de 33.900 mil pessoas irão fazer a prova. O novo Enem traz como proposta principal a reformulação do currículo do ensino ...

As provas do Enem 2009 ocorrem neste sábado, 5, e domingo, 6, no Tocantins. Os portões dos locais para realização do exame estarão abertos às 11h, e a prova inicia às 12h. São mais de 33 mil inscritos no exame em todo o Estado. Nos demais estados, em que há o horário de verão, os portões serão abertos às 12h, e a prova inicia às 13h.

No site do Inep  está disponível o sistema de consulta aos novos locais de prova do Enem 2009. O sistema é mais uma fonte para que o inscrito se informe sobre onde vai fazer a sua prova, além do novo cartão de confirmação de inscrição verde enviado ao endereço fornecido na inscrição. A busca pode ser feita também por telefone, em ligação gratuita para o Fala Brasil, cujo número é 0800 61 61 61.

No dia da prova o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação, o novo cartão de confirmação de inscrição. Não será permitido o uso de telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, mp3 ou superiores, microcomputadores ou similares. Caso o aluno seja apanhado com alguns desses equipamentos, ele será retirado da sala e a prova será recolhida.

O participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame. Apenas depois de decorridas quatro horas, o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Os gabaritos e provas estarão disponíveis na página do Inep no domingo, às 20h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Novidades

A prova do Enem vai valer para certificação de conclusão do ensino médio, o que torna o exame uma oportunidade para que cidadãos sem diploma concluam esse nível de ensino, desde que na data de realização da prova tenham 18 anos, no mínimo.

Além disso, as médias do Enem poderão ser usadas no vestibular das instituições federais de ensino. A UFT – Universidade Federal do Tocantins reservou 25% das vagas para alunos que realizaram o exame ingressar na instituição. A partir do ano que vem, a avaliação vai medir ainda o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas instituições de ensino superior. (Assessoria de Comunicação/ Seduc)

Cronograma de Provas

Dia 05/12/2009

• Prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dia 06/12/2009

• Prova II: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Comentários (0)