Miracema se tornará capital por um dia nesta segunda

O município de Miracema se tornará a capital do Tocantins nesta segunda-feira, 7, a transferência e uma determinação da Constituição Estadual. Na oportunidade o governador do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB) fará o lançamento das obras da ponte ...

Nesta segunda-feira, 7, o município de Miracema, a 78 quilômetros de Palmas, será a capital provisória do Tocantins, como determina a Constituição Estadual. O governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) irá transferir oficialmente a sede do Governo para o município, onde realizará uma série de atividades, como o lançamento das obras da ponte sobre o rio Tocantins, que liga Lajeado a Miracema.

Por volta da 7h30, o governador fará o lançamento das obras da ponte no município de Lajeado. Na sequência, às 9h, o Governo Provisório será instalado na DRE - Delegacia Regional de Ensino de Miracema, onde haverá um momento cívico, pronunciamentos e uma visita às instalações do local. Ainda na DRE, será realizada uma sessão extraordinária da Assembleia Legislativa.

Carlos Gaguim também dará reinício às obras de pavimentação asfáltica da TO-342, trecho entre Miranorte e Dois Irmãos do Tocantins, obra esperada há anos pela comunidade. Participarão do dia de atividades do Governo Provisório, senadores, deputados, prefeitos, secretários de governo e a população da região.

Lei

A transferência da capital para a cidade de Miracema obedece ao disposto no artigo 161 da Constituição Estadual, que determina que todo 7 de dezembro a capital do Estado seja transferida para Miracema. A solenidade é uma homenagem pelo fato de, no dia 7 de dezembro de 1988, o município de Miracema ter sido escolhido para ser Capital Provisória do Estado do Tocantins, sendo, portanto, a primeira capital do Estado, por um ano, a partir de 1º de janeiro de 1989.

Comentários (0)