Palmas trintou e festeja num dia de reconciliação com a história

Aniversário de Palmas, aos 30 anos, reúne autores e testemunhas de uma história de construção, de resistência às crises, e de solidariedade. Na política, um clima de reconciliação com a história...

Aniversário de Palmas
Descrição: Aniversário de Palmas Crédito: Júnior Suzuki

Apesar do barulho e do clima de festa, o camarote da prefeitura de Palmas na noite de ontem, véspera do aniversário da capital Palmas, era pura efervescência nas conversas de bastidores sobre... política.

 

Fora de ano de eleição, os 30 anos de Palmas comemorados em grande estilo sob o comando da prefeita Cinthia Ribeiro teve um quê diferente nesse 2019. Desde a campanha publicitária, até a condução dada pela chefe do executivo, tudo caminhou para incluir as pessoas, reconhecer os pioneiros, dar aos palmenses a sensação de pertencimento.

 

O resultado, tuitei ontem, é uma das festas mais alto astral dos últimos anos.

 

Na verdade, o Estado vive um clima assim: de conciliação. Que não se turva nem diante de algumas escorregadelas eventuais de autoridades em discursos menos amenos.

 

Com todos ex-prefeitos vivos, um convite extensivo a que todos estejam presentes

 

Dos bastidores ao palco, tudo foi feito para valorizar quem ajudou a construir Palmas e para quem deu aqui sua vida nos últimos 30, 28, 25, 20, 10, 15 anos.

 

No palco, um espaço fantástico para a apresentação dos cantores da terra. De Braguinha Barroso a Mara Rita. De Diomar Naves, das antigas quartas culturais, até Dorivan. Tudo sob a produção da sensível e competente Meire Maria e suas bailarinas.

 

Era possível encontrar por lá a ex-secretária de Cultura, e atual presidente da Associação dos Pioneiros, Luara Aquino. E também a ex-prefeita, Nilmar Ruiz, acompanhada do marido, César.

 

A deputada federal professora Dorinha e o ex-vereador e empresário da capital, Fernando Rezende.

 

Os vereadores palmenses Gérson Alves (PSL), Diogo Fernandes (PSD), Filipe Fernandes (DC), Vandinho da Cerâmica (DC) - acompanhado da esposa), Etinho Nordeste (PTB), Claudemir Portugal (PRP) e Laudecy Coimbra (SD) marcaram presença com a naturalidade de quem estava em casa.

 

 

Parêntese.

 

No clima dos 30 anos e sem adversários, conforme disse ao T1 Notícias num vídeo ao vivo para o Facebook, a prefeita Cinthia Ribeiro fez uma maratona nos últimos dias: pegou o telefone e ligou para ex-prefeitos de Palmas, convidando a todos para comemorar juntos, a festa dos 30 anos da capital.

 

De Eduardo Siqueira Campos – primeiro prefeito eleito da capital – até Raul Filho, com quem conviveu de perto nos tempos do senador João Ribeiro, a prefeita chamou para a festa de ontem e para a programação de hoje que inclui a presença do ex-governador e fundador da capital, Siqueira Campos, cortando bolo na Casa Sussuapara.

 

Siqueira aliás, transcendeu a figura do homem político e passou a outro patamar. Ele é o retrato vivo da história do Tocantins. Deixou de ser combatido por que não tem mais adversários. As pessoas compreenderam isso e passaram a dar a ele o lugar que ele verdadeiramente tem.

 

 É preciso aproveitar sua visão e sabedoria enquanto vive, rico de memórias e ainda muitos projetos. Essa compreensão a prefeita sabiamente teve ao incluí-lo em tudo. Hoje circula também um vídeo emocionante, que traz um Siqueira lúcido, contando história.

 

Fecha parêntese...

 

Já na hora do começo da grande atração da noite, a dupla tocantinense Henrique e Juliano, quem chegou para prestigiar a festa foi a senadora Kátia Abreu e o marido, Moisés Gomes, superintendente do Sebrae.

 

O senador Eduardo Gomes também foi convidado, mas cumpria agenda nos Estados Unidos semana passada. Foi representando pela mãe, Gilda Gomes.

 

Entre os deputados, a prefeita chamou Cláudia Lélis, que disputou a prefeitura, e seu marido, Marcelo Lélis também recebeu o telefonema da prefeita e o convite.

 

Os dois Vicentes, pai e filho, foram convidados pela prefeita, assim como o governador Mauro Carlesse. Esse último, segundo o portal apurou, via WhatsApp.

 

O importante neste movimento todo, é o espírito de reconciliação com a história que tem marcado a data. 

 

Um dia de reconhecer que todos são importantes e todos devem se unir em torno de viabilizar a consolidação da capital, economicamente tão pujante do alto dos seus 30 anos.

 

Independentemente de quem atenderá o convite para celebrar Palmas neste dia nos ambientes públicos de comemoração, um belo gesto foi feito e um passo importante foi dado.

 

Para nós, simples mortais que vivemos aqui nossos dias e noites de poeira, chuvas torrenciais e calor, essa cidade é simplesmente maravilhosa. O cenário dos nossos melhores sonhos e expectativas de vida.

 

Meu sentimento, ao fim e ao cabo de 28 desses 30 anos vivendo aqui é que o recado de Henrique, da dupla Henrique e Juliano ontem é um mantra poderoso no qual todos deveriam focar. “Acredite nos seu sonho. Não importa o tamanho dele. Você é capaz!”

 

Que perdure o sentimento de feliz cidade pelos próximos 30 anos, Palmas querida!

Comentários (0)