Vereadores cobram clareza na cobrança da taxa de esgoto da Saneatins

Na sessão desta quarta, 2, na Câmara de Palmas, os parlamentaresdebateram sobre a prestação de serviços da Saneatins e ainda sobre o tratamento do esgoto. Após visita em duas estações de tratamento, os parlamentares farão agora uma audiência pública ...

Os vereadores de Palmas vão discutir com os órgãos ambientais do Estado, na próxima terça, a prestação de serviços da Saneatins, bem como a cobrança da taxa de esgoto de 80%. Depois de visita em duas estações da capital, os vereadores levantaram uma série de questionamentos sobre os critérios para a cobrança da taxa e ainda sobre o processo de tratamento do esgoto.

O presidente da Câmara, Wanderlei Barbosa (PSB) já começou a fazer um levantamento sobre os investimentos da empresa na rede de esgoto do município, para tal, ele lembrou um investimento de R$ 120 milhões que os vereadores aprovaram para a Saneatins. “Se temos que aprovar os recursos, temos também direitos de fiscalizar”, disse o presidente.

A prestação de serviços da empresa foi alvo de críticas também por parte do líder do prefeito, vereador Milton Néris (PT). “ A empresa está enriquecendo as custas do povo de Palmas”, disse ele se referindo à falta de informações sobre a cobrança da taxa. O líder explanou que é necessário a análise de planilhas.

Outro vereador que também se posicionou contra a postura da Saneatins foi José do Lago Folha (PTN) que disse que as duas estações visitadas pelos parlamentares são tratadas de forma arcaica. “Temos que olhar a questão ambiental e também o alto custo por um serviço que nem trata por completo a rede de esgoto”, comentou.

O vereador Gustavo Coelho (PT) lembrou que o método de decantação usado pela empresa para tratar o esgoto libera uma certa quantidade de bactérias que pode prejudicar a saúde da população. Lúcio Campelo (PR) ressaltou a necessidade de esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa.

Saneatins

Procurada pelo Site Roberta Tum, a Saneatins respondeu através da assessoria de imprensa que a visita às unidades da Saneatins: Estação de Tratamento de Água e de Esgoto Sanitários de Palmas, foi acompanhada por alguns Técnicos e pela Diretora de Operações da empresa. e ficou acertado que após a avaliação os vereadores solicitariam oficialmente os dados técnicos que se fizessem necessários. Até o momento, a assessoria frisa que não chegou nenhuma solicitação.

Com relação à qualidade na prestação dos serviços, a empresa informa que das 23 empresas de Saneamento, além da Saneatins estar entre as 17 que operam com o percentual de 80% a 100% sobre o valor da conta de água, conta com um diferencial importante com relação a muitas outras, na Saneatins todo o esgoto coletado é 100% tratado. Os dados relativos às tarifas podem ser obtidos junto ao SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES DE SANEAMENTO - SNIS, onde constam todas as tarifas praticadas pelas 23 empresas de saneamento.

Comentários (0)