A quase uma semana da eleição, TRE decide que Bandeira é candidato a prefeito

O órgão deferiu também homologação de pedido de renúncia da coligação “O Trabalho Continua” e do pedido de renúncia do candidato Tércio Dias Melquiades Neto

Crédito: Divulgação

Pela sentença publicada nesta sexta-feira, 22, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deferiu o registro de candidatura de Antônio Luiz Bandeira Junior, conhecido como Júnior Bandeira, a prefeito de Lajeado, pela coligação “Fé Família e Trabalho” (PSB, MDB, PV, Solidariedade), e do seu candidato à vice, José Edival Gomes Alves.

 

O órgão deferiu também homologação de pedido de renúncia da coligação “O Trabalho Continua” e do pedido de renúncia do candidato Tércio Dias Melquiades Neto. O TRE tem até domingo, 24, pra registrar a candidatura da terceira chapa, que tem à frente Antônio Alves (PSL).

 

Júnior Bandeira concorre tendo como seu vice-prefeito na eleição suplementar o vereador eleito José Edival (MDB), que assumiu a gestão da Prefeitura de Lajeado no dia 23 de outubro, devido à cassação do mandato de Tércio Dias Melquíades Neto (PSD). Até então, José Edival era o presidente da Câmara Municipal. Os eleitos no dia primeiro tomarão posse no dia 16 de dezembro.

 

Lajeado pertence à 5ª Zona Eleitoral e conta atualmente com 3,1 mil eleitores. Mais de 40 mesários receberam orientações, nesta quinta-feira, 21, para atuar na Eleição Suplementar de Lajeado. O treinamento aconteceu no prédio da Câmara de Vereadores da cidade.

 

Prazos

 

Após a cassação do prefeito e vice-prefeito do município, a Justiça Eleitoral vem trabalhando arduamente para realizar a nova eleição em um prazo de 45 dias. Conforme ressaltou a chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Miracema, Auryany Dias, a organização do pleito segue rigorosamente todos os prazos da Resolução 456/2019.

 

“Até o dia 24 de novembro deverão estar julgados todos os processos relativos aos registros de candidatura. Em seguida teremos as solenidades de carga e lacração das urnas. Todos os procedimentos estão sendo feitos de forma transparente, garantindo a qualidade e a lisura do processo eleitoral em Lajeado”, explicou.

 

Logística

 

Para atender ao eleitorado da cidade, a Justiça Eleitoral irá disponibilizar 20 urnas eletrônicas, que serão instaladas em 14 seções. O serviço de apoio às eleições será reforçado com o trabalho de 10 colaboradores.

 

Ainda no Calendário Eleitoral, a partir da próxima segunda-feira, 26, nenhum eleitor poderá ser detido ou preso, a não ser nos casos previstos no art. 236 do Código Eleitoral (flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto).

 

Cassação

 

A Eleição Suplementar acontece após a cassação do diploma do ex-prefeito Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) e o seu vice, Gilberto Borges (PSC), ocorrida em outubro deste ano. Tércio e Borges foram eleitos em 2016 e a cassação deles foi motivada por acusações de que estariam sendo beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais.

Comentários (0)