Câmara convoca BRK Ambiental para prestar esclarecimentos sobre o caso do Bertaville

Na convocação dos vereadores, a reunião está marcada para o próximo dia 4 de dezembro, às 14h30, na Câmara

Crédito: Divulgação

Após a ocorrência de vazamento de esgoto da Estação Elevatória de Esgoto União Sul (ETE), na entrada do Setor Bertaville, em Palmas, nesta terça-feira, 26, a Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal da Câmara de Palmas aprovou nesta quarta-feira, 27, a convocação do diretor-presidente da BRK Ambiental, Thadeu Oliveira Pinto, para prestar esclarecimentos.

 

No momento do vazamento, chovia muito no local. Com isso, parte do muro da ETE cedeu e os dejetos de esgotos desciam junto com a enxurrada da chuva, banhando a rua e o terreno em volta, chegando ao Córrego Machado, que derrama no Ribeirão Taquarussu e segue para o Lago de Palmas. A parte do muro que cedeu foi substituída por madeirite.

 

O excesso de água da chuva e a queda do muro da ETE fez com que dejetos vazassem, causando transtornos e preocupação aos moradores da região. A convocação da Câmara aconteceu depois que o vereador Filipe Fernandes (DC) fez criticas à empresa na sessão ordinária deste mesmo dia.

 

“Chegam a ser redundantes as minhas críticas tecidas à empresa BRK, mas é de conhecimento de todos o sofrimento que as pessoas que moram no setor Bertaville passam rotineiramente com o mau cheiro que aquela unidade de tratamento expele para quem mora naquela região e para quem passa na Avenida Teotônio, sentido aeroporto. Agora, toda vez que chove, a BRK não consegue conter o estouro do esgoto que é jogado cru no lago e a população palmense, que paga um absurdo de esgoto, não tem um serviço de qualidade”, reclamou.

 

A convocação pede que Thadeu Oliveira Pinto compareça no dia 4 de dezembro, às 14h30, na Câmara, para prestar esclarecimentos. 

 

Investigação

 

Nesta terça-feira, 26, o Ministério Público do Tocantins (MPE-TO) informou que irá requisitar informações à BRK Ambiental sobre o vazamento de esgoto  da Estação Elevatória de Esgoto União Sul (ETE). Ainda segundo o MPE, existe um procedimento no âmbito da 24ª Promotoria de Justiça da Capital que investiga a situação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bertaville, e que está em fase de diligências.

Comentários (0)