Câmara Municipal transfere prestação de conta do Executivo para o segundo semestre

Secretário de Saúde de Palmas, Daniel Borini, disse que todos os gastos estão no portal da transparência da prefeitura e no Sistema Intefgrado de Audiência Pública (Sicap) do TCE.

Crédito: Mariana Ferreira

Foi transferida para o segundo semestre, sem data estabelecida, a audiência pública que seria realizada nesta terça-feira, 23, pela Câmara Municipal de Palmas, para a prestação de contas da Prefeitura da Capital, referente ao 1º quadrimestre deste ano.

 

A transferência da audiência foi sugerida pela Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, presidida pelo vereador Milton Neris (PDT). Devido à pandemia da covid-19, a secretário de Saúde, Daniel Borini, e outras autoridades convidadas para a audiência não compareceram.

 

A realização das audiências públicas é obrigatória e deve, necessariamente, ocorrer no plenário da Câmara Municipal de Palmas, como previsto na lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Neris é um dos vereadores e pré-candidato a prefeito de Palmas e tem sido o mais veemente crítico da gestão municipal. Ele questiona frequentemente  a falta de transparência da secretaria de saúde nas questão dos gastos com ações de combate ao coronavírus.

 

Em recente manifestação sobre o assunto, o secretário disse que todos os gastos estão no portal da transparência e no Sistema Integrado de Audiência Pública (Sicap) do TCE. "Comenta-se que já gastamos R$ 8 milhões para o enfrentamento da pandemia, mas são para compras  de equipamentos e insumos e outros itens para quatro cinco meses. Não significa que esses  dinheiro já foi todo gasto", adiantou o titular da pasta da Saúde da Capital.

 

"Pelo que se fala, deixa entender que a secretaria gastou esses R$ 8 milhões em 40 dias", completou Borini, para quem existe toda uma programação  toda para compra de medicamento e material de proteção . Ele observa que é o mercado que está regulando o preço altíssimo dos produtos.

 

Borini explica que a  secretaria faz aquisições de uma grande quantidade de medicamentos e insumos para não ficar fracionando licitação. "Foi criado um orçamento especial para isso e é dentro desse orçamento que estamos fazendo o nosso processo de compra, de forma transparente, publicado no Diário Oficial do Município", sustentou o secretário.

Comentários (0)