Candidato do PSL à prefeitura de Lajeado promete gerar emprego e zerar violência

Toninho da Brilho provoca seu adversário Júnior Bandeira: “no tapetão não”.

Após entrar com recurso junto à Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para garantir o direito de disputar a prefeitura de Lajeado, o candidato Toninho da Brilho (PSL) afirmou ao T1, na manhã desta quinta-feira, 28, que, se eleito, vai incrementar o segmento do turismo e criar um centro tecnológico, o que, segundo ele, vai permitir a geração de mil empregos na cidade.  “O meu adversário (Júnior Bandeira – PSB) tentou ganhar no tapetão, mas não teve êxito na sua intenção de me tirar da disputa; ganhamos na Justiça e agora vamos ganhar nas urnas nesse domingo”, anima-se, com ares de provocação. O recurso apresentado pelo candidato ainda não foi julgado, mas ele pode fazer campanha normalmente.


Toninho da Brilho sustenta que o povo de Lajeado sobrevive praticamente de emprego público, o que, na sua avaliação, significa um “atraso de vida e falta de oportunidades, principalmente aos jovens”. Diante desse cenário que o candidato apresenta, ele defende que sua prioridade é a geração de empregos e vê as atrações turísticas do município como um grande filão para o desenvolvimento da economia local.


Outro ponto citado na sua sucinta plataforma política se refere à segurança pública. Toninho da Brilho afirma que Lajeado é uma cidade violenta, apesar de pequena. Sem apontar dados numéricos e nem dados estatísticos, ele garante que vai criar condições para colocar a violência em nível zero, por meio de sistema de monitoramento de câmeras em pontos estratégicos da cidade. “A cidade vem sofrendo com a evasão de moradores em busca de tranquilidade em outros lugares”, observa.


Neste domingo, 1° de dezembro, os mais de três mil eleitores do município de Lajeado vão às urnas, em virtude da cassação do ex-prefeito Tércio Dias, pelo TRE-TO. O processo para saber quem teria condições de ser candidato ao pleito suplementar foi marcado por embates na Justiça Eleitoral. Passadas as impugnações e desistências, os dois candidatos tiveram muito pouco tempo para apresentar e debater suas propostas com a comunidade local.

 

Embate judicial


A impugnação da chapa de Toninho foi solicitada pelo candidato Antônio Luiz Bandeira Júnior (PSB). A assessoria jurídica da chapa oponente havia argumentado a inexistência de constituição de órgão partidário do PSDB em Lajeado - partido do candidato a vice na coligação - até a data das convenções e por Antônio Alves ter declarado no pedido de registro de candidatura estar liado ao PSL, quando na verdade estaria liado ao Patriotas.


“O que eles alegaram não procede porque eu me filiei ao PSL em 2019, sou inclusive presidente do partido em Lajeado e presto contas da legenda. Como eu poderia não ser liado se o TRE me solicitou prestação de contas”, alegou Toninho. O recurso do candidato impugnado ainda não foi julgado, mas ele pode continuar a fazer campanha eleitoral normalmente, com o número 17.


A Eleição Suplementar acontece após a cassação do diploma do ex-prefeito Tércio Dias Melquíades Neto (PSD) e o seu vice, Gilberto Borges (PSC), ocorrida em outubro deste ano. Tércio e Borges foram eleitos em 2016 e a cassação deles foi motivada por acusações de que estariam sendo beneficiados com um esquema que envolvia compra de votos nas últimas eleições municipais.

Comentários (0)