Catarata-Zero: Kátia garante mais recursos e anuncia 6,3 mil novas cirurgias

Recursos já foram empenhados no mês de julho para os seis municípios onde as cirurgias ocorrerão

Foto tirada em fevereiro de 2020 (Antes da pandemia)
Descrição: Foto tirada em fevereiro de 2020 (Antes da pandemia) Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) garantiu nesta segunda-feira, 12,  mais recursos para a segunda etapa do programa Tocantins - Catarata Zero. Nesta etapa, serão 6.300 cirurgias em todo o Estado, realizadas com recursos que a parlamentar enviou em forma de emenda parlamentar: R$ 5 milhões foram empenhados neste mês de julho e mais R$ 1,3 milhão estão na conta da prefeitura de Gurupi como saldo remanescente da primeira etapa do programa (2020).

Confira quais municípios e quantas cirurgias cada um realizará:


- Araguantins: 600 cirurgias;
- Colinas: 500 cirurgias;
- Palmas: 1.500 cirurgias;
- Paraíso: 400 cirurgias;
- Porto Nacional: 500 cirurgias;
- Tocantinópolis: 1.500 cirurgias;
- Gurupi: 1.300 cirurgias.

“O recurso chegará a esses seis municípios reguladores, mas beneficiará a população de todas as 139 cidades do Tocantins. Lembrando que, na 1ª ETAPA do programa, mais de 6 mil cirurgias foram realizadas em 2019 e 2020, devolvendo às pessoas o direito de enxergar. O meu compromisso é com o bem-estar do nosso povo, contem comigo”, afirmou Kátia Abreu.

Como ter acesso?


Para ter acesso ao Programa Catarata Zero é necessário procurar uma unidade básica de saúde (UBS) da cidade em que mora para avaliação médica e encaminhamento. Após isso, o paciente fará exames nas clínicas especializadas para o diagnóstico e indicação da cirurgia.



Assista ao comentário da senadora.

 

Comentários (0)