César Halum confirma pré-candidatura à sucessão do prefeito Ronaldo Dimas

Mas ele pondera que sua intenção vai depender de uma série de fatores, dentre os quais uma conversa com o staff palaciano (Palácio Araguaia)

Crédito: Seagro - Divulgação

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum (PRP), confirmou ao T1 Notícias que seu nome está à disposição para disputar a prefeitura de Araguaína, se colocando na condição de pré-candidato.

 

No entanto, ele pondera que sua intenção vai depender de uma série de fatores, dentre os quais uma conversa com o staff palaciano (Palácio Araguaia), o que julga mais importante no momento.

 

“Ainda não conversei com o governador Mauro Carlesse (DEM) sobre a minha pré-candidatura; nem sei se ele vai me apoiar, por que há outros nomes na base que pretendem se candidatar, a exemplo, dos deputados estaduais Jorge Frederico (MDB) e Valderez Castelo Branco (PP)”, esclarece.

 

Aglutinação

 

Halum, no entanto, garante que vai intensificar conversas com as lideranças dos partidos da base do governo estadual e tentar buscar entendimentos em torno de sua postulação. Adianta ele que o norteador do seu projeto serão as pesquisas de opinião que pretende realizar no início do ano. “Nenhum projeto político é construído com duas mãos apenas. É preciso articular para aglutinar, porque política é a arte do entendimento e de ponderações”, avalia o ex-deputado federal. “O que se precisa na política é justamente isso: aglutinar as pessoas para que todos possam ajudar”, defende.

 

Nos bastidores, o seu nome é lembrado para a disputa como um concorrente em potencial para fazer frente aos adversários do governo no município de Araguaína.

 

Halum evita fazer comentários críticos ao prefeito Ronaldo Dimas (Podemos). Aliás, prefere destacar a ação do prefeito quando foi deputado federal. Observa que Dimas e Lázaro Botelho (PP), quando parlamentares na Câmara Federal, contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento de Araguaia.

 

Ele cita também o trabalho que julga importante de Carlesse, quando este era deputado estadual.

 

Histórico

 

César Halum chegou à Araguaína em 1980 como médico veterinário da Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás. Implantou os programas de controle de febre aftosa e de anemia infecciosa equina. Foi extensionista rural por 5 anos e em 1999 assumiu a presidência do Ruraltins. No órgão intensificou o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), beneficiando mais de 40 mil produtores rurais com financiamentos.

 

Iniciou a carreira política quando se elegeu vereador por Araguaína. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. É presidente do PRB do Tocantins.

 

Em 2002 foi eleito deputado estadual e presidiu à Assembleia Legislativa do Tocantins no biênio 2005/2006.

 

Após ser reeleito deputado estadual, em 2006, César Halum foi eleito deputado federal, em 2010, e reeleito em 2014, com o apoio dos produtores rurais. Foi vice-presidente do Parlamento Amazônico e presidiu a União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale)/ biênio 2007-2008. Halum assumiu em fevereiro deste ano a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins.

Comentários (0)