Com 500 oficiais indo para reserva, Cayres requer do governo concurso da PM

O deputado apresentou dados da própria PM apontando que cerca de 500 militares vão para a reserva ainda em 2015. Parlamentar apresenta requerimento de urgência para que o Estado aumente efetivo

Deputado estadual Amélio Cayres
Descrição: Deputado estadual Amélio Cayres Crédito: Foto: Dicom/AL

O deputado Amélio Cayres usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 9, para debater sobre a atual situação da segurança pública no Tocantins. O parlamentar vai apresentar na Casa um requerimento, em regime de urgência, para que o governo do Estado busque medidas para aumentar o efetivo da Polícia Militar. Segundo o deputado, por falta de efetivo, foram fechados no Estado 41 subunidades da Polícia Militar, o que deixa 41 municípios sem ostensivo da PM.

 

Cayres disse que esteve na região Norte do Estado nos últimos dias, onde viu a necessidade de efetivo da Polícia Militar e apresentou dados que colheu junto à própria PM. "No momento em que o Estado vive a dificuldade com a Segurança Pública, dados da própria Polícia Militar apontam que cerca de 500 militares passarão para a reserva ainda esse ano. Além de ser pouco, já tem a necessidade de aumentar o contingente", explicou o deputado.

 

Amélio Cayres ainda falou que foi à Secretaria de Administração para buscar junto ao secretário Geferson Barros uma forma de haver o chamamento dos excedentes do último concurso da PM, mas a explicação do gestor é que não há a possibilidade, pois mesmo que não tenha vencido o prazo, o certame chamou todos os que eram permitidos em edital. "Fui informado que o que o Estado paga a cada oficial que vai para a reserva dá para pagar os salários de até três soldados, ou seja, se 500 policiais vão para a reserva, então o governo pode efetivar até 1500 novos soldados sem mexer no orçamento", destacou.

 

O deputado Eduardo Siqueira Campos também usou a tribuna para comentar sobre a necessidade de melhorar o efetivo da Polícia Militar e destacou ainda que vai apoiar o requerimento de Amélio Cayres e estuda criar emendas para que o governo busque medidas para melhorar as condições de trabalho e o efetivo da PM.

 

 

 

Comentários (0)