Deputados elegem nesta terça-feira, 7, Mesa Diretora para o biênio 2021/2022

De acordo com os bastidores, as articulações sinalizam para a recondução de Antônio Andrade (PTB) ao cargo de presidente; e o deputado Jair Farias (MDB) deve assumir a 1ª secretaria

Crédito: Reprodução

Fechada há mais de uma semana para ser desinfectada, a Assembleia Legislativa retoma as atividades nesta terça-feira, 7, com sessão extraordinária para eleição da nova Mesa Diretora, para o biênio 2021-2022. E nesse mesmo dia, em sessão vespertina, o presidente da Casa, Antônio Andrade, pretende zerar a pauta, votando os projetos que estão pendentes, antes do recesso do meio de ano.

 

Uma das matérias que estão dependendo de aprovação é a Medida Provisória nº 15/2020, que institui indenização financeira extraordinária para servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que trabalham em unidade hospitalar e exercem atividades exclusivamente nas alas de tratamento da Covid-19.

 

Articulações


 

De acordo com os bastidores, as articulações sinalizam para a recondução de Antônio Andrade (PTB) no cargo de presidente. Acordo nesse sentido foi articulado e o deputado Jair Farias (MDB) deve assumir a primeira secretaria. O deputado Cleiton Cardoso (PTC), que deixou a Secretaria Extraordinária do Governo, deve ficar com a primeira vice-presidente e Léo Barbosa, a segunda vice-presidência. Pelo cenário que se desenha, a nova Mesa Diretora para os dois últimos anos desta legislatura será composta com as deputadas Vanda Monteiro (PSL) e Amália Santana (PT), que permanecerão nos cargos terceira e quarta secretária, respectivamente.


 

Tudo indica que Antônio Andrade não terá concorrente e deve ser mesmo candidato de consenso, porque o deputado Júnior Geo (Pros), que poderia ser o candidato da oposição ao governo, não se manifestou mais sobre a postulação. Até o momento, apenas o atual presidente tem a sua candidatura ao cargo confirmada.


 

A deputada Luana Ribeiro (PSDB) e Júnior Geo têm certa resistência em reconduzir Andrade à presidência. Desta segunda até a abertura da sessão desta terça, o cenário pode apresentar surpresas com a apresentação de um nome para concorrer com Andrade.


 

Regimento Interno


 

De acordo com o artigo 12 da Casa, a eleição da Mesa para os dois últimos anos de mandato dos deputados – de cada legislatura – deve ocorrer na primeira quinzena de julho. Já a posse ocorre no dia 1º de fevereiro, nesse caso de 2021.

 

“A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas de cada legislatura realizar-se-á na primeira quinzena de julho da 2ª Sessão Legislativa, em Sessão Extraordinária, por escrutínio secreto, com a presença da maioria absoluta dos Deputados, por convocação da Mesa Diretora”, diz o Regimento.


 

Recuperação

 

O deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), que testou positivo para a Covid-19 no dia 23 de junho, informou neste domingo, 5, que está recuperado da doença.“Agora, voltamos de maneira presencial aos nossos trabalhos na Assembleia Legislativa. Agradecemos as orações, mensagens e torcida por melhoras que recebemos nesse período”, disse o deputado nas redes sociais. Além de Olyntho Neto, outros três parlamentares também testaram positivo para Covid-19: Cláudia Lelis (PV), Ricardo Ayres (PSB) e Júnior Geo (Pros). Ayres também já se recuperou.

Comentários (0)