Elenil enfrentará Wagner com 12 partidos: PT e PRTB formam chapa pura

Elenil conseguiu apoio, além do MDB e PP, do PTB, Republicanos, PSL, Rede, Progressistas, PSB, Avante, PSC, PTC e PDT. Wagner conta com SD, Podemos, PL, Cidadania, PROS, DEM, PSD, Patriota, PV e PSDB.

Candidatos a prefeito de Araguaína, Elenil da Penha e Wagner Rodrigues.
Descrição: Candidatos a prefeito de Araguaína, Elenil da Penha e Wagner Rodrigues. Crédito: Montagem/T1 Notícias

Numa aliança com 12 partidos, o MDB do candidato a prefeito de Araguaína Elenil da Penha tem como vice na chapa o advogado Carbral Santos (PP). Denominada de "Araguaína Para Todos”, a coligação terá o maior tempo de rádio e TV, dado que conseguiu o apoio formal, além do MDB e PP, do PTB, Republicanos, PSL, Rede, Progressistas, PSB, Avante, PSC, PTC e PDT.

 

Já o candidato a prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues (Solidariedade) conseguiu fechar um leque de alianças com dez partidos que vai para a disputa da prefeitura com o bloco oposicionista que apresentou três postulantes ao cargo de prefeito em Araguaína, segundo maior colégio eleitoral do Estado. A coligação do grupo situacionista é composta por Solidariedade, Podemos, PL, Cidadania, PROS, DEM, PSD, Patriota, PV e PSDB.   

 

Duas candidaturas não fecharam aliança com outras legendas e vão concorrer com candidatos do mesmo partido: a do médico Hugo Mendes (PRTB), cujo candidato a vice é o professor universitário André Martins, e a outra é a do juiz aposentado, Leador Machado (PT), que tem como vice a professora Vera Caixeta, da Universidade Federal do Tocantins.

 

Representatividade

 

 Araguaína com uma boa representatividade na Assembleia Legislativa, com cinco deputados eleitos, cuja base eleitoral é o município: Elenil da Penha, Jorge Frederico (MDB), Issan Saado (PV), Valderez Castelo Branco (PP) e Olyntho Neto (PSDB). No Congresso Nacional, Célio Moura (PT) e Thiago Dimas (SD). Com domicílio eleitoral em Palmas, a deputada Luana Ribeiro iniciou sua carreira política em Araguaína, pelas mãos do pai, o ex-senador João Ribeiro.

 

Com base nos dados das eleições de 2018, Araguaína é a segunda maior cidade do estado e é também onde concentra o segundo maior número de eleitores – 101.412 votantes. Palmas conta com quase 200 mil eleitores, atualmente.

 

Comentários (0)