Em audiência no MEC, Mourão solicita parceria para Unitins: ministro vem ao TO

Com a necessidade de estruturação dos campi da Unitins, o deputado Paulo Mourão teve audiência com o ministro da Educação e solicitou o apoio neste sentido. O ministro vai visitar o Estado em breve.

Deputado e ministro em audiência pública
Descrição: Deputado e ministro em audiência pública Crédito: Ascom

O deputado Paulo Mourão (PT) esteve em audiência com o ministro da Educação, Renato Janine, na quarta-feira, 27, em Brasília, em que foi buscar a parceria do Governo Federal no sentido de garantir a estruturação da Universidade do Tocantins (Unitins) e ficou definido que a reitora da Unitins, Elizângela Glória Cardoso, vai fazer um levantamento patrimonial da Universidade Estadual para garantir essa estruturação em parceria com o Governo Federal.

 

Segundo o deputado informou, no momento da implantação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) grande parte do patrimônio foi cedido pelo Estado e “hoje quem precisa de ajuda é o Estado e a sua universidade”.

 

Mourão lembrou da expansão da Unitins na região do Bico do Papagaio com a implantação dos campi de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis e informou que com o avanço, o Estado pode propor um apoio. “Com os novos campi, a Unitins chega às regiões periféricas do Estado e proporciona desenvolvimento para a população do Bico do Papagaio”, relatou o deputado.

 

No que diz respeito ao levantamento patrimonial, é fruto da aprovação de um requerimento verbal de Mourão feito durante Audiência Pública sobre a Unitins. Conforme as informações do deputado, ele é necessário para se entender de que forma o Ministério da Educação pode contribuir para a estruturação da Unitins e relatou que a reitora deve concluir ainda em junho.

 

Visita do Ministro

Durante sua entrevista ao T1 Paulo Mourão informou que ficou acertado que após a conclusão do levantamento, o ministro Janine vai agendar uma visita ao Tocantins. “O Governo do Estado e a Unitins vão formular como vai ser essa visita”, destacou o deputado ao informar que a intenção é que a visita seja feita na região do Bico do Papagaio.

 

Parceria com UFT

Com a implantação do curso de Medicina no campus de Araguaína, prevista para acontecer a partir do primeiro semestre de 2016, Mourão informou que a ideia é que a visita do ministro da Educação tenha inicio pelo campus e então siga para os municípios do Bico do Papagaio.

 

Neste sentido, o deputado relatou que é provável uma parceria entre a UFT e o Estado, representado pela Secretaria de Saúde, atendendo a uma sugestão do assessor de Desenvolvimento Institucional da UFT, professor Neilton Araújo de Oliveira que entende que a construção do Hospital Universitário da UFT em Palmas vai ser um complemento à estrutura da Saúde já existente no Estado.

 

Diante disso, Mourão falou que a implantação do Hospital Universitário vai contribuir. “Esse Hospital Universitário que vai ter 420 leitos pode ser a solução para desafogar a Saúde do Estado”, avaliou.

 

A solução

Ao avaliar o encontro com o ministro em Brasília, o deputado Paulo Mourão falou que “o que o Estado precisa fazer, e já está fazendo, é criar situações inovadoras e trabalhar em parceria para que desta forma se consiga desenvolver as ações necessárias para o desenvolvimento do Estado”.

Comentários (0)