Em encontro com o Governo, eleitos participarão de palestras técnicas

O encontro do Governo do Estado com os prefeitos eleitos acontece a partir desta quinta-feira, 13. Na programação palestras técnicas.

Secretário Eduardo Siqueira
Descrição: Secretário Eduardo Siqueira Crédito: Aldemar Ribeiro/Secom

O Encontro do Governo do Tocantins com os Prefeitos Eleitos será aberto oficialmente às 9 horas da próxima quinta-feira, 13, com a presença do Governador José Wilson Siqueira Campos, do secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, entre outras autoridades. A programação, sediada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, vai até sexta-feira, 14, e trará a assinaturas de termos e convênios, autorização de ordens de serviços e cerca de 20 palestras técnicas com diferentes temas relacionados à gestão pública e oportunidades de parcerias entre a administração estadual e as prefeituras.

A programação das palestras foi divulgada nesta terça-feira, 11, pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), parceira do Governo do Estado na realização do Encontro. “O objetivo ao oferecer essas palestras é justamente levar o máximo de informações aos prefeitos eleitos. Eles precisam conhecer a gestão pública e as parcerias que podem ser firmadas. Será um evento proativo e para todos”, disse o secretário Eduardo Siqueira.

 

A primeira palestra será no período vespertino do dia 13 com o chefe regional da Controladoria Geral da União (CGU) David Lemus Rosa. Em seguida o presidente da ATM fará a apresentação institucional da entidade. No primeiro dia da programação de palestras haverá, ainda, a abordagem de temas como saúde, serviços de saneamento, desenvolvimento urbano e convênios de regulação.

 

A programação de palestras para o segundo dia de evento começa às 9 horas. A primeira será ministrada pelo chefe da unidade regional do IBGE no Tocantins, Francisco Soares Ferreira, com o tema “IBGE como facilitador das políticas públicas”. Ainda no dia 14, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Tocantins, Maria Luzia Aguiar, falará aos prefeitos eleitos sobre “O papel social da Caixa”. Durante todo o dia estão programadas outras dez palestras técnicas, desta vez com secretários de Estado e presidentes de autarquias, que falarão sobre as oportunidades de parcerias. Temas como segurança pública, meio ambiente e educação, entre outros, serão contemplados.

 

Iniciativa

O Encontro do Governo do Tocantins com os Prefeitos Eleitos é uma iniciativa da gestão estadual com o objetivo de promover a governabilidade através de parcerias entre Estado e Municípios. Toda a estrutura administrativa do Estado será disponibilizada aos novos gestores municipais. Estandes serão montados para que os secretários possam receber os prefeitos eleitos.

 

Além da presença do Governador Siqueira Campos e do secretário Eduardo Siqueira, a abertura oficial contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio Silveira, e do presidente da ATM, entre outras autoridades.

 

Durante toda a agenda institucional, os eleitos terão acesso a informações importantes para o início da gestão nas prefeituras e, com elas, poderão se organizar para a apresentação das demandas municipais. O governo do Estado, por sua vez, poderá se planejar sobre onde e como pode promover as parcerias. Todos os prefeitos eleitos foram convidados.

 

 

ENCONTRO DO GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS COM OS PREFEITOS ELEITOS

Programação das palestras

 

Dia 13/12

14h00– Chefe da Controladoria - Regional da União no Estado de Tocantins, David Lemus Rosa. Tema da Palestra: Conhecendo a CGU.

14h20– Presidente da ATM, Manoel Silvino.Tema da Palestra: Apresentação Institucional da ATM.

 

14h30– Presidente da ATS, Edmundo Galdino. Tema da Palestra: Universalização do serviço de saneamento do Estado do Tocantins.

 

15h00– Presidente da SANEATINS, Mario Amaro. Tema da Palestra: Programa de Universalização do Saneamento – Foz/Saneatins.

 

15h30– Secretário Estadual das Cidades, Dep. Sandoval Cardoso. Tema da Palestra: "Quem muda a cidade somos nós: Desenvolvimento Urbano já!".

 

16h05- Presidente da ATR, Cel. Constantino Magno Castro Filho. Tema da Palestra: Convênios de Regulação: uma exigência legal.

 

16h15– Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva. Tema da Palestra: Saúde no Estado do Tocantins.

 

 

 

Dia 14/12

 

09h00– Chefe da Unidade Estadual do IBGE, Francisco Soares Ferreira. Tema da Palestra: IBGE como facilitador das políticas públicas

 

09h20– Presidente do DETRAN, Cel. Mamede. Tema da Palestra: Municipalização do trânsito e educação no trânsito: DETRAN Educando para a Vida.

 

09h40– Secretário de Estado da Agricultura, Jaime Café. Tema da Palestra: Desenvolvimento Rural: Integração Estado / Municípios.

 

10h10– Secretário de Estado da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto.Tema da Palestra: Parcerias do Governo do Estado na área de esportes e juventude com as prefeituras municipais.

 

10h30– Secretário de Estado da Infra-estrutura – Alexandre Ubaldo. Tema da Palestra: Eixo de Transporte: Rodoviário, Hidroviário e Ferroviário.

 

14h00– Superintendente da Caixa Econômica Federal, Maria Luzia. Tema da Palestra: O papel social da CAIXA.

 

14h20– Secretário de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Nilomar Farias. Tema da Palestra: Parceria entre Estado e Municípios na criação de conselhos antidrogas e tutelares.

 

14h40– Secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa. Tema da Palestra: O que é a SETAS para os municípios.

 

(Da assessoria)


 

Comentários (0)