Em evento sobre a participação da mulher na política, Nilmar Ruiz assume o PL Mulher

Durante o evento, conduzido pelo deputado federal Vicentinho Júnior, além da filiação de Nilmar Ruiz, que retornou ao partido, a empresária palmense Cleide Brandão se filiou a legenda

Crédito: Divulgação

A participação de lideranças femininas do cenário nacional e do Tocantins marcaram o evento "Por que mulher na política?", realizado nesta sexta-feira, em Palmas, pelo o Partido Liberal (PL), liderado por Vicentinho Júnior no Estado. Além da presença de deputadas federais de todo o País, como Shéridan Oliveira e Joice Hasselmann, o evento contou com a filiação de novas lideranças ao PL, como Nilmar Ruiz, que assumiu a coordenação do PL Mulher e da empresária palmense Cleide Brandão.

 

Outros destaques no evento foi a participação da líder quilombola da Região do Bico do Papagaio, dona Juscelina, e das jornalistas Roberta Tum, editora-chefe do T1 Notícias, e Maju Cotrin, editora-chefe do site Gazeta do Cerrado.

 

 

Ao assumir o PL Mulher, Nilmar Ruiz destacou a situação política do País e conclamou a todas as mulheres presentes no evento a lutar pelo Brasil. “É um momento especial, de transformação, e a mulher pode e faz toda a diferença neste contexto. Me sinto muito determinada neste retorno ao PL”, disse.

 

Em sua fala, a deputada federal Shéridan Oliveira (RR) defendeu o feminismo como um movimento legítimo de representação da mulher. “Não podemos atacar o feminismo, pois foi graças a ele que conseguimos chegar aos espaços que ocupamos hoje. E é urgente o avanço da mulher na politica, pois representamos 52% da população e somos minoria no Congresso”, defendeu.

 

Joice Hasselmann (PSL-SP) contou um pouco da sua trajetória e destacou que a mulher pode se eleger sem ter tradição política na família. “Precisamos acreditar no nosso potencial. Sou de uma família pobre, aos seis anos sentia fome de doer o estômago, meu pai alcoólatra e nós mulheres nos virando em casa. Não tive pai e nem marido na política, mas estou aqui e isso pode acontecer com qualquer uma de nós, basta querer muito”, destacou.

 

A jornalista Roberta Tum, que também é presidente da Federação das Casas de Culto Afro Brasileira do Tocantins (FECCAMTO), em nome de Dona Juscelina, homenageou todas as mulheres de resistência, independente da religião. “ Sou uma mulher de axé e defendo que as mulheres façam a diferença na sua comunidade seja em movimento social ou religioso, precisamos defender nossos espaços, nossas tradições e nossa presença na política”, disse.

 

O evento aconteceu no Ahãndu e contou ainda com a presença das prefeitas Ivoneide Barreto (PL-TO) de Itaguatins e Leoneide Sobreira (PL-TO), de Maurilândia, as deputadas federais Flávia Arruda (PL-DF), Soraya Santos (PL-RJ) e Magda Mofatto (PL-GO). A programação contou também com a palestra da escritora Carla Galo, que abordou o empoderamento feminino no talk show “Faça Acontecer Como Uma Mulher”.

Comentários (0)