Em Palmas, Mourão acena para fim do concurso público ao falar de ajuste fiscal

Além das medidas de contenção de gastos, o vice-presidente falou ainda sobre modernizar a máquina pública e aumentar a produtividade do país.

Crédito: Reprodução/ Twitter

O vice-presidente da república, general Hamilton Mourão, acenou para o fim dos concursos públicos ao falar sobre as estratégias para um ajuste fiscal do país. De acordo com Mourão, é preciso que haja uma diminuição no número de funcionários públicos e uma das maneiras de se fazer isso seria por meio de um processo que ele chamou de 'decantação'. "A medida que as pessoas forem se aposentando, não serão substituídas a não ser em casos específicos devidamente justificados" afirmou. 

 

A fala do vice-presidente foi feita durante a palestra magna do XVI Fórum Internacional de Administração, que aconteceu nesta terça-feira, 1º, no Centro de Convenções de Palmas. Ao lado do governador em exercício, Wanderlei Barbosa e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), o general reafirmou as políticas de campanha da chapa encabeçada por Bolsonaro e atribiu o problema na economia atual a "má gestão", "corrupção" e "incompetência" dos governos anteriores. 

 

Um dos pontos defendido por Mourão para melhorar a situação do Brasil foi a privatização das empresas estatais, que segundo ele, não dão lucro e nem "futuro". "Nós vamos deixar de gastar dinheiro e de colocar recurso do tesouro, que é cada vez menor, em empresas que na iniciativa privada renderiam muito mais" afirmou. 

 

Produtividade

 

Além das medidas de contenção de gastos, o vice-presidente falou ainda sobre modernizar a máquina pública e aumentar a produtividade do país. Entre as medidas está um melhor aproveitamento dos aparatos tecnológicos que, segundo o vice-presidente, gera uma economia em torno de R$7 bilhões e tem um rendimento 10 vezes maior do que se comparado ao trabalho de uma pessoa.

 

"Nosso objetivo é chegar ao final de 2022 com todos os contatos digitalizados e virtualizados, tudo via aplicativo. A pessoa de idade não vai precisar ir ao INSS pra dizer que está viva, por exemplo, então nós estamos progredindo nisso aí". 

 

FIA, Fenepalmas e Arena Sebrae

 

O Fórum Internacional de Administração (FIA) acontece no Centro de Convenções em Palmas paralelo a outros dois eventos, a Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas) realizada pela Acipa e a Arena do Conhecimento realiza pelo Sebrae. 

 

O FIA vai até o dia 3 de outubro e as outras duas feiras seguem até o dia 5 de outubro. 

Comentários (0)