Em reunião com a presidente Dilma, governador defende pacto pela governabilidade

Outra defesa de Marcelo Miranda foi em relação às verbas de depósitos judiciais e administrativos, também comungada pela maioria dos governadores.

Reunião foi realizada em Brasília
Descrição: Reunião foi realizada em Brasília Crédito: Secom Palmas

Marcelo Miranda reforçou o time dos aliados ao governo federal na reunião com os governadores, realizada na tarde de quinta-feira, 30, com a presidente Dilma Rousseff, e defendeu o pacto pela governabilidade. A exemplo da  maioria dos presentes, o governador do Tocantins também defendeu a proposta de operações de crédito e assuntos relacionados a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

Outra defesa de Marcelo Miranda foi em relação às verbas de depósitos judiciais e administrativos, também comungada pela maioria dos governadores. “Precisamos do apoio da presidenta em relação à proposta que permite aos estados e municípios utilizarem as verbas de depósitos judiciais e administrativos. Com isso, ficará mais fácil para os estados fazerem uso dos recursos para realizarem investimentos, pagar a dívida pública, despesas previdenciárias e precatórios”, disse.

 

Durante a reunião, a presidente fez uma abordagem rápida do seu governo.  Além disso, defendeu a união de forças entre estados e governo federal, através do que denominou de Cooperação Federativa. Dilma Rousseff também convidou os governadores para definir uma Carteira de Infraestrutura Logística para os próximos quatro anos.

 

Ao falar sobre a situação econômica do País, a presidenta foi otimista: “Não nego que estamos enfrentando desafios, mas o governo federal tem todas as condições de enfrentá-los, de retomar o crescimento da economia brasileira. A economia brasileira hoje é bem mais forte e sólida do que há alguns anos, quando enfrentou crises similares”, enfatizou.

 

Entendimento

Segundo a presidenta, o pacto de Cooperação Federativa é a única forma de trilhar um bom caminho. Caminho este que ela pretende percorrer com os gestores estaduais e municipais. “O Brasil se passa nos estados, nos municípios. Conto com os  governadores e  eles podem contar comigo”, reforçou.

 

Antes da reunião, o  governador paranaense Beto Richa (PSDB), destacou que a continuidade da crise econômica não interessa aos estados e que “os governadores devem atuar com responsabilidade, inclusive, para evitar a criação de  novas despesas”.

 

Na opinião do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a reunião foi um marco para um entendimento nacional, favorável  para  Brasil sair da crise. Ele defendeu a  estabilidade política, ressaltando que ela “é fundamental para a conclusão do ajuste fiscal e para a retomada do crescimento econômico, com redução da taxa de juros”, apostou.

 

(Com informações da Assegov)

Comentários (0)