Executiva do PMDB suspende convenções realizadas por comissões provisórias

Segundo o documento, as convenções “não foram homologadas pelo diretório estadual, bem como as que foram realizadas a partir desta data”.

As comissões provisórias do PMDB no Tocantins voltaram ao debate na Comissão Executiva Estadual do partido. Uma resolução, assinada pelo presidente do Diretório Regional, Derval de Paiva, nesta sexta-feira, 3, determinou a suspensão das convenções realizadas pelas 51 comissões provisórias, nomeadas por Kátia Abreu.

 

Em maio deste ano, Derval de Paiva foi eleito presidente do partido no Tocantins e a deputada Josi Nunes, primeira vice. Ligado à ministra Kátia Abreu, Paulo Lima assumiu a Secretaria Geral do partido. Com a eleição no PMDB, foi circulada a possibilidade de mudanças promovidas pelo partido em relação às comissões.

 

Segundo o documento, as convenções “não foram homologadas pelo diretório estadual, bem como as que foram realizadas a partir desta data”.

 

A resolução ainda determina a convocação de uma comissão para análise de cada comissão provisória, individualmente, mas não define datas ou nomes. De acordo com o documento, as determinações já estão em vigor desde ontem.

 

A criação das comissões foi assunto de embate em abril deste ano, entre a deputada federal Josi Nunes (PMDB) e a ministra Kátia Abreu. Josi enviou ofício a Kátia solicitando informações sobre a criação das comissões provisórias do partido. Em nota divulgada à imprensa há pouco mais de dois meses, a deputada relatou o descontentamento do Partido e citou alguns artigos do estatuto do PMDB nos quais consta que “as nomeações das comissões estão dissonantes com o estabelecido no estatuto do partido”.

 

Quebra de acordo

A substituição da comissão interventora presidida pela senadora Kátia Abreu por uma nova comissão provisória do partido, cujo nome de consenso foi o atual presidente Derval de Paiva, foi feita mediante um acordo entre os dois grupos. O entendimento só foi possível após garantia, com o aval do vice presidente Michel Temer, que cada grupo respeitaria o espaço ocupado pelo outro na formação das comissões provisórias. Na prática, o ato de Derval de Paiva, nesta sexta-feira, 3, quebra o entendimento que permitiu consenso entre os grupos da senadora Kátia Abreu e do governador Marcelo Miranda dentro do PMDB.

 

O T1 entrou em contato com os membros da Comissão Executiva, através de Derval, Josi e Paulo Lima, mas não houve retorno até o momento.

 

Leia mais

Josi Nunes questiona atos de Kátia Abreu e disputará presidência

Reunião do PMDB do TO decide procurar senadora para compor comissão provisória

Com discurso de unificação Executiva do PMDB no Tocantins é eleita

 

Comentários (0)