Gaguim e Botelho são deputados mais assíduos do TO em Brasília: confira lista

Assiduidade e apresentação de requerimentos revelam quais os deputados federais do Tocantins que mais trabalharam no primeiro semestre em Brasília. Carlos Gaguim e Lázaro Botelho se destacaram...

Apenas 2 deputados do TO tem 100% de presença
Descrição: Apenas 2 deputados do TO tem 100% de presença Crédito: Maryanna Oliveira/CD

A Câmara dos Deputados realizou um total de 67 sessões deliberativas no primeiro semestre de 2015 e conforme o T1 Notícias averiguou dois deputados tocantinenses compareceram à todas as sessões deliberativas e apresentação de matérias na Casa de Leis: Carlos Henrique Gaguim(PMDB) e Lázaro Botelho(PP).

 

Ao todo foram 11 faltas não justificadas e 145 requerimentos apresentados por tocantinenses. Entre os faltosos, o deputado Irajá Abreu (PSD) lidera o ranking com 13 ausências, sendo que nove delas foram justificadas. Já os deputados Lázaro Botelho (PP) e Josi Nunes (PMDB) foram os que menos tiveram requerimentos de sua autoria, já que cada um apresentou apenas três.

 

O deputado Irajá Abreu teve quatro faltas não justificadas e neste primeiro semestre foi autor de 17 requerimentos na Câmara. Josi Nunes por sua vez esteve presente em 63 das 67 sessões, ou seja, faltou a quatro sessões sendo que não justificou apenas uma.

 

Na contramão do número de requerimentos apresentados, o deputado Lázaro Botelho não faltou a nenhuma das 67 sessões deliberativas se tornando um dos 44 deputados mais assíduos da Câmara dos Deputados.

 

De acordo com Lázaro a assiduidade é apenas um reflexo do seu compromisso com os eleitores tocantinenses. “É a nossa obrigação participar das Sessões. Estamos aqui para representar o povo do nosso Estado da melhor maneira possível. Vamos continuar com a seriedade no nosso trabalho para que possamos continuar levando a maior quantidade de recursos possível para o Tocantins”, completou.

 

O deputado César Halum (PRB) esteve presente em 55 sessões deliberativas, sendo que as suas 12 faltas foram devidamente justificadas. Halum apresentou neste primeiro semestre um total de 40 requerimentos ficando em segundo lugar no ranking dos deputados tocantinenses que mais foram autores de matérias.

 

Vicentinho Jr (PSB) faltou a sete sessões, sendo que cinco delas foram justificadas. O deputado esteve presente em 60 sessões plenárias e nestas apresentou 13 requerimentos de sua autoria.

 

A deputada e primeira dama do Tocantins Dulce Miranda (PMDB) marcou presença em 63 sessões deliberativas sendo que as suas quatro faltas não foram justificadas. Quanto aos requerimentos de sua autoria, Dulce apresentou cinco.

 

Já a deputada Professora Dorinha (DEM) participou de 64 sessões e suas três faltas foram justificadas, contabilizando um percentual de 95,5% de presença. Neste primeiro semestre Dorinha apresentou 21 requerimentos.

 

Recordista de presença e requerimentos

O deputado Carlos Gaguim (PMDB) foi o deputado recordista em autoria de requerimentos, já que apresentou 43 neste primeiro semestre e quanto ao número de faltas, assim como o deputado Lázaro, não teve nenhuma e também se soma aos 44 deputados federais brasileiros 100% assíduos. Vale ressaltar que o número de deputados totalmente assíduos representa um montante de apenas 8% dos 513 deputados federais.

 

“É preciso fazer sacrifício pessoal e ter muita disciplina para comparecer todas as semanas em Brasília, porém é a minha obrigação. Se Deus quiser vou continuar trabalhando duro, trazendo benefícios para o Estado do Tocantins e para o povo tocantinense”, foi o que disse Gaguim.

 

Donizete é mais assíduo

Já no Senado Federal o senador tocantinense que menos teve faltas neste primeiro semestre foi Donizete Nogueira (PT) que compareceu a 48 das 50 sessões deliberativas e as suas duas faltas foram justificadas. 

 

O senador Vicentinho Alves (PR) esteve presente em 46 das 50 sessões sendo que três de suas faltas foram justificadas. Já Ataídes Oliveira (PSDB)) faltou sem justificativa a quatro sessões, totalizando 46 presenças nas 50 sessões do Senado Federal.

Comentários (0)