Índice de pobreza no Tocantins chama a atenção de parlamentares

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Síntese de Indicadores Sociais (SIS) são cerca de 120 mil pessoas no Estado que estão abaixo da linha da pobreza

Crédito: AL TO

O deputado Elenil da Penha (MDB) repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 13, o índice de pobreza no Tocantins, divulgado no início de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Síntese de Indicadores Sociais (SIS), dando conta de que 120 mil pessoas no Estado estão abaixo da linha da pobreza.


Em seu discurso, conclamou o Governo, parlamentares e empresários a criarem condições a fim de reverter a realidade verificada no Estado. De acordo com Elenil, é necessária a criação de programas sociais e a formação de mão-de-obra que cuide e prepare ao mercado de trabalho, dando condições de sobrevivência.


“Não estamos conseguindo acolher as pessoas vítimas de pobreza, que chegam muitas vezes a casa e não têm nada para comer. Combatemos a pobreza, ou correremos o risco de chegar a uma convulsão social. Foi por motivo da miséria que países como França e Rússia chegaram à guerra civil”, alertou Elenil.


Segundo o parlamentar, a miséria causa desespero e depressão, além de deficiências físicas e intelectuais. A pobreza, por sua vez, é surgida pela falta de cuidado ao próximo, má distribuição de renda e gestões públicas ineficientes.


Da tribuna, o deputado Zé Roberto (PT) assinalou um agravamento da miséria desde 2015, período no qual, segundo ele, tem se percebido realidade diferente entre os mais ricos, que vêm aumentando seus patrimônios nos últimos anos.

Comentários (0)