Juiz ordena soltura de ex-vereador de Porto, que ficou foragido e passou 6 dias preso

Fernando Manduca é suspeito de integrar uma organização que supostamente fraudava licitações na Câmara de Vereadores de Porto Nacional e que teria desviado cerca de R$ 700 mil dos cofres públicos

Ex-vereador de Porto Nacional, Fernando Manduca
Descrição: Ex-vereador de Porto Nacional, Fernando Manduca Crédito: Divulgação

O ex-vereador de Porto Nacional, Fernando Manduca, que estava preso desde o último dia 9, teve sua liberdade decretada ontem, 15, pelo juiz Alessandro Hofmann Mendes, da 1ª Vara Criminal de Porto Nacional. Manduca é suspeito de integrar uma organização que supostamente fraudava licitações na Câmara de Vereadores da cidade e que teria desviado cerca de R$ 700 mil dos cofres públicos.

 

Fernando Manduca foragiu da cidade no dia 27 de dezembro de 2018, quando a Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão na Operação Poker Face, e se apresentou mais de 10 dias depois. Em sua decisão, o juiz aceitou o argumento da defesa do ex-parlamentar, de que não haveria mais risco de fuga, por Manduca ter se apresentado espontaneamente à polícia.

 

O juiz não estipulou pagamento de fiança, mas Fernando Manduca está proibido de entrar nas dependências da prefeitura e da Câmara de Porto, e terá que comparecer mensalmente ao Fórum da cidade durante todo o processo.

 

Para a Polícia Civil, o ex-vereador seria um dos mentores do esquema, mas em seu depoimento Manduca negou todas as acusações. Além dele, vereadores, empresários e servidores foram presos. O caso é uma continuidade da ação Negócio de Família. A operação recebeu esse nome porque o grupo era composto por três suspeitos da mesma família.

Comentários (0)