Kátia critica posse de arma e diz que segurança do povo é obrigação do Governo

Já sobre a flexibilização do porte de arma para quem vive na zona rural, a senadora não descartou falar sobre a questão, mas sugeriu que a discussão seja feita por meio de um projeto de lei.

Crédito: Reprodução

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) votou na tarde desta terça-feira, 18, pela derrubada do decreto presidencial que flexibiliza o porte e a posse de armas e disse que o Governo não deve transferir para o povo a sua obrigação. "Arme os policiais, treine os policiais, nós pagamos impostos para que o Estado brasileiro cuide de nós, não transfira a obrigação de vocês para o povo" afirmou Kátia na tribuna do Senado Federal. Veja discurso completo aqui.

 

Segundo dados apresentados pela senadora, 61% da população brasileira é contra a flexibilização do porte de armas e por isso ela votou "sim, a favor da vida e não, ao banho de sangue em todo o Brasil". Ainda segundo Kátia, mais de 120 mil vidas foram poupadas no país desde a sanção do Estatuto do Desarmamento, há 16 anos. 

 

Já sobre a flexibilização do porte de arma para quem vive na zona rural, item constante no decreto presidencial, a senadora não descartou falar sobre a questão, mas sugeriu que a discussão seja feita por meio de um projeto de lei. 

 

O senador Eduardo Gomes (MDB) também participou da votação e foi favorável ao decreto de Jair Bolsonaro quanto a flexbilização do porte de armas. O Decreto 9.785, de 2019, autorizava a concessão de porte a 20 categorias profissionais e aumentava de 50 para 5 mil o número de munições disponíveis anualmente a cada proprietário de arma de fogo.

 

Votação

 

Por 47 votos a 28, o plenário do Senado aprovou nesta terça, o projeto que suspende os efeitos do decreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que facilita o porte de armas no país. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. O tema deverá tramitar em regime de urgência, indo direto para o plenário. Não há, porém, prazo para a votação.

Comentários (0)