LDO e mais três projetos abrem período de seções na Câmara

A Câmara de Guaraí voltou ontem a realizar seções pós eleição. No primeiro dia de trabalhos a LDO e mais três projetos começaram as ser analisados.

Câmara de Guaraí
Descrição: Câmara de Guaraí Crédito: Da Web

Teve início nesta segunda-feira, 22, estendendo-se até a próxima sexta-feira (26), o período de seções da Câmara Municipal de Vereadores de Guaraí, referente ao mês de outubro de 2012. A seção foi marcada por ser a 1ª após o período eleitoral e contou com a presença de quase todos os futuros vereadores eleitos, evidentemente ainda como membros da plateia, a exceção da Vereadora Fátima Coelho (PSD), que além de ser a única reeleita da casa, ainda ocupa uma cadeira como parlamentar.

A expectativa para esta primeira seção ficou em torno dos discursos pós-eleições, principalmente pelo fato de 5 dos 9 parlamentares terem pleiteado cargos no último dia 7/10 - (Bené da Voice (PPS) – Vice-prefeito eleito; Carlos Gomes (PSC) – Candidato a Vice-prefeito; Kátia Cristina (PT) – Candidata a Prefeita; Domingão (PT) – candidato a reeleição como Vereador e Fátima Coelho (PSD) – Vereadora reeleita).

Em meio aos discursos, muitos agradecimentos, felicitações aos eleitos que se faziam presentes na plateia e a lembrança, como destacou o Vereador Antônio Martins (DEM), de que “não há derrotados na eleição, ainda mais em uma disputa onde 72 pessoas buscavam apenas 9 vagas, derrotados são aqueles que não se candidataram, estes sim perderam uma oportunidade”.

A Vereadora Kátia Cristina (PT), destacou ainda que e importante repensar a participação da mulher nos futuros pleitos, haja visto que apenas 1 conseguiu se eleger, ela enfatizou que “as mulheres tem papel decisivo em muitas situações, a exemplo dos cargos de professora, mãe e responsável pela saúde, no caso de profissionais de saúde, mas na política ainda há um espaço vago a ser explorado e as oportunidades devem ser melhor aproveitadas”.

Projetos apreciados

Sem dúvidas, o foco principal deste período de seções é a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que tramita nas comissões da Câmara desde o mês de junho e finalmente, após o termino das eleições, deverá ser apreciada em plenário.

A expectativa é de que na quinta e sexta-feira (25 e 26/10) o projeto da LDO, 382/2012, possa ser posto em votação, a não ser que sejam inseridas emendas ou preposições que necessitem de mais tempo para avaliação.

O Presidente da casa, Carlos Gomes (PSC), disse que “a LDO está na Comissão de Finanças e Orçamento... e tudo está dentro dos prazos regimentais”.

Gomes ainda afirmou que pretende convidar o próximo Prefeito Eleito para participar das discussões, pois a peça orçamentária ira impactar justamente o seu 1º ano de governo e “não seria justo deixar esta discussão apenas no âmbito dos atuais parlamentares”

Outras 3 propostas apresentadas em plenário hoje, que serão também discutidas ao longo da semana, tratam da apreciação da concessão de um título de utilidade pública a Assembleia de Deus Ministério de Madureira, para que a instituição religiosa possa pleitear recursos e apoios públicos (PL -19, de autoria do Vereador Carlos Gomes), além de um Projeto oriundo da Prefeitura que estabelece uma parceria Público-privada com o Instituto Educacional Santa Catarina - IESC, mantenedor da Faculdade Guaraí-FAG (PL-393 de 19/10/2012) e a proposta de alteração da data do próximo período de seções legislativas, que ocorreria de 5 à 9/11 e em virtude de compromissos dos parlamentares seria transferido para o período de 26 a 30/11.

A LDO e os 3 projetos devem ser apreciados até a próxima quarta e votados na quinta e sexta-feira.

(Da assessoria)

Comentários (0)