Palmas, Tocantins -

Política


Mesa Diretora
526 visualizações

Por unanimidade, Antônio Andrade é reconduzido a presidência da Assembleia

Eleição da Mesa Diretora ocorreu na manhã desta terça-feira, 7, em Sessão Extraordinária.
- Atualizada em
Silvio Santos/Assembleia Legislativa

Os 24 parlamentares estaduais do Tocantins decidiram de forma unânime reconduzir o deputado Antônio Andrade (PTB) à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado (Aleto). Eleição da Mesa Diretora ocorreu na manhã desta terça-feira (07), em Sessão Extraordinária. Os demais membros que vão compor a administração da Casa também foram eleitos por unanimidade. São eles: 1º Vice-Presidente: Cleiton Cardoso (PTC); 2º Vice-Presidente: Dep. Léo Barbosa (SD); 1º Secretário: Dep. Jair Farias (MDB) ; 2º Secretário: Dep. Valdemar Júnior (MDB); 3ª Secretária: Dep. Vanda Monteiro (PSL); e 4ª Secretária: Dep. Amália Santana (PT). A posse da nova Mesa está prevista para fevereiro de 2021. 

 

Durante sua fala, Andrade agradeceu a todos os deputados e deputadas pelo voto em seu nome. Ele também fez uma apresentação dos números de projetos analisados durante um ano e meio, período da sua atual gestão. 

 

“Quero expressar minha admiração por cada um dos colegas deputados. Juntos temos elevado o nível do parlamento. Um trabalho em conjunto, que conta também com a contribuição de cada e dos nossos valorosos servidores. Temos buscado aproximar a Assembleia do cidadão. Só assim teremos nossa democracia plena e um parlamento moderno”, disse. 

 

De acordo com o Presidente foram 4.228 proposituras analisadas pela Aleto. Dessas matérias 639 foram Projetos de Lei, 3.366 Requerimentos, sendo que dessas propostas 147 tinham como objetivo o combate à Covid-19. Ele destacou que foram realizadas 247 Sessões Plenárias e um total de 23 audiências públicas.

 

Votos surpresas

 

Alguns parlamentares mostraram-se surpresos com a unanimidade em torno dos nomes que vão compor a nova Mesa Diretora. Um deles foi o deputado estadual Fabion Gomes (PR). Em sua fala ele disse que já aguardava a reeleição do Presidente. “Fiquei surpreso com os 24 deputados”, declarou. A deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) e o deputado Professor Júnior Geo (PROS) seriam as duas surpresas na unanimidade. 

 

Histórico

 

Em várias falas, os deputados estaduais afirmaram que essa eleição foi histórica.  A deputada estadual Cláudia Lélis, que se recuperou da Covid-19, foi uma das parlamentares que falou sobre esse momento histórico. “Parabenizo Vossa Excelência, Presidente Antônio Andrade, pela reeleição e aos demais membros da Mesa. Como foi falado, estou aqui apta para exercer meu direito, com atestado médio, e quero desejar a todos os eleitos muito sucesso e um bom trabalho”, disse. 

 

O deputado estadual Valdemar Júnior, eleito 2º vice-secretário, também falou sobre a eleição histórica. Ele agradeceu o Presidente pela indicação do seu nome e os demais colegas pelo voto dado em seu nome. “não sou movido a cargo, mas a projeto e ao grupo. Nos 11 anos que tenho de representação política será a primeira vez que vou ocupar um cargo em uma Mesa Diretora. Será a oportunidade que terei de representar meu Estado e o Parlamento, afirmou. Ele também agradeceu a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas), que declinou na indicação de assumir o cargo, para qual ele, Valdemar, foi eleito.