Prefeita Cinthia Ribeiro homenageia Siqueira Campos às vésperas de seu aniversário

Flores estão plantadas em quatro canteiros estrategicamente distribuídos para serem apreciados por quem trafega pela cidade.

Senador e sua esposa, Mariluce conheceram viveiro de mudas.
Descrição: Senador e sua esposa, Mariluce conheceram viveiro de mudas. Crédito: Secom Palmas - Divulgação

Às vésperas de completar 91 anos, o ex-governador do Tocantins e senador da República José Wilson Siqueira Campos recebe uma homenagem especial da Prefeitura de Palmas, materializada sob a forma de Girassóis, a flor escolhida por ele como símbolo do Estado, por ter como  peculiaridade, crescer em busca do sol. O aniversário de Siqueira Campos é comemorado em 1º de agosto, porém as homenagens já foram antecipadas, para que no dia as flores já possam ser apreciadas.

 


A homenagem foi idealizada pela prefeita Cinthia Ribeiro, que declarou sentir “muitas saudades” dos imensos campos de girassóis que enfeitavam o cerrado à medida que se aproximava o mês de agosto. “Memórias de uma doce época, tempo de muito trabalho e de muitos sonhos”, disse a prefeita. Ela observou que passados 30 anos desde a fundação da Capital, Palmas ainda tem muitos sonhos, e que no ideal de sua gente ainda pulsam a energia e a garra para realizá-los.



As flores estão plantadas em quatro canteiros estrategicamente distribuídos para serem apreciados por quem trafega pela cidade. São dois na Avenida JK, um na rotatória Leste e outro na rotatória Oeste do Palácio Araguaia. Outros dois foram instalados na Avenida Teotônio Segurado, sendo um no início do canteiro central, em frente à Praça dos Girassóis, ala Sul e o outro, na rotatória de acesso ao Aeroporto de Palmas – Brigadeiro Lysias Rodrigues.

 

 

 



Nesta terça-feira, 30, a prefeita aproveitou o intervalo de seu almoço e levou ela própria, o Senador e sua esposa, dona Mariluce Uchôa Siqueira Campos para conhecer o viveiro de mudas da Secretaria de Infraestrutura, onde as mudas de girassol foram produzidas.

 


Siqueira Campos

 


O atual Senador Siqueira Campos, considerado por muitos tocantinenses como governador honorário, ou eterno governador, fez parte dos movimentos e comissões que lutaram em defesa da separação do então norte de Goiás, que culminou na criação do Estado do Tocantins.

 

Foi de autoria do então deputado federal Siqueira Campos a emenda popular encaminhada à Assembleia Geral Constituinte que criou de fato e de direito o Estado do Tocantins, com a publicação da Constituição Federal Brasileira – Constituição Cidadã, em 5 de outubro de 1988. Essa conquista foi a síntese de sonhos e movimentos separatistas iniciados ainda no século XIX. 

 

Após a criação do Estado, o governador, junto de algumas autoridades do Estado, em 15 de janeiro de 1989 sobrevoou a área que hoje é Palmas. Localizada entre a Serra do Carmo e o Rio Tocantins foi erguida a Capital sede do Governo do Estado, sendo que sua pedra fundamental foi lançada no dia 20 de maio daquele ano.

Comentários (0)