Presidente da Fieto recebe prefeitos eleitos de quatro municípios

O presidente da Fieto, Roberto Pires, recebeu nesta terça-feira, 11, em um jantar os prefeitos eleitos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Pedro Afonso.

Roberto Pires recebe eleitos
Descrição: Roberto Pires recebe eleitos Crédito: Divulgação

Dando continuidade ao Encontro Político realizado com os então candidatos a prefeito de Palmas, Araguaína e Gurupi, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO realizou nesta terça, 11, o Jantar com os Prefeitos Eleitos destes municípios e de Pedro Afonso. O evento aconteceu no espaço de eventos da sede da Federação em Palmas.

 

O presidente da FIETO, Roberto Pires, recebeu o prefeito eleito de Palmas, Carlos Amastha, de Araguaína, Ronaldo Dimas, de Pedro Afonso, Jairo Mariano e o representante do prefeito Laurez Moreira, eleito em Gurupi, Pedro Dias.

 

Os Encontros Políticos realizados antes das eleições objetivaram dar ciência e buscar compromisso dos candidatos em relação às demandas da indústria tocantinense. Para isso, cada um dos participantes recebeu exemplares da Carta da Indústria, documento que reuniu os principais anseios do segmento.

 

O Jantar com os Prefeitos Eleitos foi voltado a empresários industriais, conselheiros e presidentes dos sindicatos patronais da FIETO com objetivo de reforçar este compromisso dos prefeitos, estreitar o contato com a Federação e prospectar parcerias.

 

“Nós sabemos que não é fácil o desafio de um estado com pouco mais de um milhão de habitantes e poder de compra pequeno ser industrializado. Mas seguimos buscando fazer com que o ambiente de negócios do empresário industrial seja cada vez mais favorável, trabalhando com inovação tecnológica e educação profissional e com os poderes públicos estadual, federal e municipal”, disse o presidente Roberto Pires no evento complementando estar otimista diante da estrutura de logística de escoamento que está sendo implantada no Tocantins.

 

Na ocasião, também foi apresentado e entregue aos prefeitos eleitos um estudo encabeçado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins – SIG/TO, com apoio da FIETO, que elenca desafios e projetos para a melhoria da cadeia de suprimentos e redução de custos levando em consideração as fragilidades das indústrias em diferentes áreas.

 

O presidente do SIG/TO e vice-presidente da FIETO, Sérgio Tavares, explicou que apesar de ter nascido do desejo da indústria gráfica as propostas contribuem para o futuro da indústria como um todo com direcionamentos para investimentos em infraestrutura, parcerias com instituições bancárias, dentre outras ações.

 

Pronunciamentos

 

Em seus pronunciamentos, os prefeitos eleitos destacaram sua intenção de firmar parcerias com o Sistema S, prioridades e ações, além de pontuaram dificuldades e a situação da indústria de suas regiões.

 

Pedro Dias (representante Laurez Moreira) - Gurupi

“[...] o município e a região sul atravessam uma situação difícil, do ponto de vista da sua economia. [...] a nossa região tem uma vocação bastante conhecida de todos aqueles que conhecem a região sul, que é o agronegócio. O desenvolvimento industrial das indústrias do nosso município passa necessariamente pelo fortalecimento da atividade agroindustrial [...]Nós pretendemos atuar com bastante ênfase nessa questão,trabalhando nossa vocação regional, procurando motivar nossos empresários e, principalmente, atuando na qualificação do empresário e não só da mão de obra[...]Como a pasta também contempla a questão ambiental, toda essa retomada desse desenvolvimento terá um enfoque muito especial da questão ambiental mantendo a sustentabilidade. Esperamos contar com o apoio da FIETO”.

 

Jairo Mariano – Pedro Afonso

“Pedro Afonso é um dos maiores polos de desenvolvimento do nosso estado e seguramente nesse processo de industrialização que hoje se encontra nosso estado tem um papel de extrema relevância. E nós, como não poderia deixar de ser, temos que procurar parcerias. É isso que nós estamos buscando aqui hoje, temos certeza que o Sistema S tem muito a contribuir com nosso município que tem todo um processo de ampliação de sua base.Estamos buscando atrair investimentos e seguramente essa parceria irá fortalecer sobremaneira o papel de melhorar a qualidade de vida das pessoas de nosso município”.

 

Ronaldo Dimas - Araguaína

“Tem muito pra ser feito [...]quando a gente chega em Araguaína a gente vê o tamanho do desafio. Mas os desafios geram oportunidades. E são essas oportunidades que a gente vai buscar fazendo a revitalização da cidade, cuidando da malha viária, promovendo um grande recapeamento, organizando a infraestrutura [...], negociando com o Governo do Estado para que o aeroporto que hoje é estadual passe a ser propriedade do município[...] uma grande parceria com a iniciativa privada para aumentar o número de voos e passageiros para aquela região. Atuar fortemente na qualificação profissional como estratégia e não somente uma quase que pura e simplesmente questão mercadológica [...] Não basta formar as pessoas, temos que formá-las para oportunidade de comércio, juntarmos a FIETO, Fecomércio e a Faet para organizarmos um planejamento estratégico”.

 

Carlos Amastha - Palmas

“Tocantins começa a viver um momento muito especial a partir de 1º de janeiro. Uma coisa é única, nós sabemos que realmente a concorrência vai ser acirrada, a disputa da preferência dos senhores [empresários]. Em compensação não se faz nada que seja realmente viável, necessário, se a gente não conta com a participação de mais de um município [...] E é dessa maneira que a gente tem que lidar [...] Pra gente se tornar atrativo, a gente tem que mostrar claramente pro Brasil e pro mundo que o Tocantins está de braços abertos para os investimentos e juntos colocar em evidência as nossas potencialidades que são muitas”.

 

(Da assessoria)

 

Comentários (0)