Programa inédito de deputado que beneficia projetos com emendas recebe 122 inscrições

Deputado e equipe já analisam propostas a serem contempladas. Ao todo, cerca de 30 cidades do Tocantins possuem iniciativas concorrendo.

Crédito: Jeremias Alves/Liderança do Solidariedade na Câmara

Promovida pelo deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), a seleção pública de projetos para serem contempladas com parte dos recursos de emendas parlamentares do congressista ao Orçamento de 2020 teve 122 inscrições. Ao todo, cerca de 30 cidades do Tocantins possuem iniciativas concorrendo, nas mais diversas áreas, passando desde a qualificação profissional, a saúde, educação, meio ambiente, cultura, esporte, agricultura familiar, entre outras.

 

A seleção era voltada, exclusivamente, para entidades privadas sem fins lucrativos, pois uma das propostas é contemplar boas iniciativas que geralmente não possuem acesso a recursos federais.

 

Do total de projetos protocolados, 68% foram por associações. Fundações e sindicatos somam 5% e outros tipos de entidades 27%. Já a área que mais teve recursos buscados é o esporte, com 17,2%. Depois, aparece a saúde, com 16,4% e em terceiro está a educação, com 13,9%.

 

“Lançamos a iniciativa com um prazo de uma semana e meia para inscrição e a receptividade foi excelente. Tivemos excelentes projetos cadastrados, boas ideias. Realmente, estou muito satisfeito com o que aconteceu”, destacou o parlamentar, ao avaliar os resultados.

 

Agora, o deputado, juntamente com a sua equipe, está estudando os projetos um a um para ver quantos e quais serão selecionados. Ainda não há um número exato de iniciativa que serão contempladas, mas Tiago Dimas garantiu que o valor será significativo.

 

“Evidente que não vai dar para atender todos aqueles que gostaríamos, mas os projetos bons que por ventura não forem contemplado, serão enviados para o órgão federal especifico com uma recomendação minha”, frisou.

 

A iniciativa de selecionar projetos via seleção pública é inédita no Estado. O deputado assegurou que vai prosseguir com esse tipo de política, priorizando a transparência, a atenção aos eleitores e as novas ideias. “Na nossa campanha, prometi que ia fazer diferente. Ia trabalhar por uma política de resultados, com novas ideias e isso que assegurou fazer permanentemente”, frisou o parlamentar.

 

Comentários (0)