Senadora defende aquisição de tecnologia chinesa e fabricação de vacina pelo Butantan

“Ninguém pode se aproveitar desta situação tão séria em benefício individual. Ministério da Saúde e Institutos Butantan e Fiocruz serão fundamentais”, destaca Kátia Abreu

Kátia Abreu (PP)
Descrição: Kátia Abreu (PP) Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 Em nota encaminhada à imprensa nesta quinta-feira, 22, a senadora Kátia Abreu (PP) elencou sete tópicos com suas explicações sobre a vacina contra Covid-19.

 

Isso porque  após reunião virtual com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, com o objetivo de ampliar a oferta de vacinação para os brasileiros. Mas, nesta quarta-feira, 21, o presidente Jair Bolsonaro fez um anúncio repentino informando que o governo federal não ia adquirir a vacina.

 

No primeiro tópico, a parlamentar ressalta que não serão compradas vacinas da China. “Compraremos a tecnologia da vacina”, observa.

 

Posteriormente ela informa que a vacina será produzida no Brasil pelo renomado Instituto Butantan e possivelmente a iniciativa privada no país.


Pontua que o Instituto Butantan fabrica há 20 anos a vacina contra a gripe que é usada no país inteiro por quase 30 anos.


Complementa ainda que uma vacina para ser aprovada tem que passar por testes nível 1, nível 2 e nível 3 que indicará produção finalmente.


“A Anvisa que deve dizer se poderemos usar a vacina. O Brasil necessitará de mais de 400 milhões de doses. Cada pessoa tem que tomar 2 doses em 20 dias”, destaca a senadora.


Abreu acrescentou que o Butantan tem capacidade de produzir 76 milhões de doses e a Fiocruz mais 40 milhões de doses. “Então necessitaremos da união de forças com iniciativa privada para produzir 400 milhões de doses”, destaca a senadora.


Por fim, Kátia Abreu ressalta que esse tema não pode ser politizado. “Ninguém pode se aproveitar desta situação tão séria em benefício individual. Ministério da Saúde e Institutos Butantan e Fiocruz serão fundamentais”, conclui.

 

Confira a nota na íntegra

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Me atrevo a dar explicações sobre a vacina contra Covid-19:


1°- Não compraremos vacinas da China. Compraremos a tecnologia da vacina.
2° - A vacina será produzida no Brasil pelo renomado Instituto Butantan e possivelmente a iniciativa privada no país.
3°- Instituto Butantan fabrica há 20 anos a vacina contra a gripe que é usada no país inteiro por quase 30 anos.
4°- Uma vacina para ser aprovada tem que passar por testes nível 1, nível 2 e nível 3 que indicará produção finalmente.
5°- A Anvisa que deve dizer se poderemos usar a vacina. O Brasil necessitará de mais de 400 milhões de doses. Cada pessoa tem que tomar 2 doses em 20 dias.
6°- O Butantan tem capacidade de produzir 76 milhões de doses e a Fiocruz mais 40 milhões de doses. Então necessitaremos da união de forças com iniciativa privada para produzir 400 milhões de doses.
7°- Esse tema não pode ser politizado. Ninguém pode se aproveitar desta situação tão séria em benefício individual. Ministério da Saúde e Institutos Butantan e Fiocruz serão fundamentais. 


“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, Fernando Pessoa.


Abraço da Senadora Katia Abreu

Comentários (0)