TRE desenvolve projeto piloto que irá monitorar locais de votação

O TRE inova com o uso de tecnologia, 2ª ZE de Gurupi e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) criaram um projeto piloto que consiste no monitoramento de quatro locais de votação por meio de câmeras de vídeo interligadas a computadores.

 

Mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) inova com o uso de tecnologia para proporcionar mais segurança e agilidade no dia das eleições. Desta vez, a 2ª Zona Eleitoral de Gurupi e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) criaram um projeto piloto que consiste no monitoramento de quatro locais de votação por meio de câmeras de vídeo interligadas a computadores.
 
A novidade será aplicada em Gurupi, sede da 2ª ZE, onde o juiz poderá acompanhar, do próprio cartório, toda a movimentação nas escolas Bom Jesus, José Seabra Lemos, Henrique Santana e no Centro de Ensino Médio de Gurupi e, então detectar possíveis problemas, como por exemplo, uma mensagem de erro na urna eletrônica, e então, viabilizar a solução.
 
O monitoramento poderá ser realizado com a utilização de dispositivos móveis como câmeras de vídeo conectadas à internet, a exemplo de tablets ou smartfones. 

Vantagens

Outra vantagem do sistema é a visualização simultânea de todos os locais monitorados. Com o controle das imagens aumenta-se a segurança no lugar e possíveis crimes como propaganda eleitoral irregular poderá ser identificado. 

 
Segundo o secretário de tecnologia de informação, Jader Gonçalves, nas eleições de 2010 o monitoramento foi realizado em fase experimental, ocasião em que o juiz eleitoral, Adriano Gomes de Melo Oliveira implantou o procedimento em uma escola de Gurupi. “A ampliação desta sistemática de monitoramento foi solicitada ainda em 2011, pela Corregedoria Regional Eleitoral”, lembrou o secretário.
 
Com o procedimento aumenta-se a segurança em todo processo de logística já empregada nas eleições. Antes, o monitoramento somente era obtido via radiocomunicação, telefones móveis ou fixos.
 
A nova experiência possibilitará ampliar a realização de eleições com eficiência e eficácia. (Assessoria)

 

Comentários (0)