Zé Roberto apresenta PEC para que todas áreas do Estado prestem contas à AL

Propositura, segundo o parlamentar, vem ao encontro do papel da Assembleia Legislativa, que é a fiscalização e acompanhamento dos recursos do Tocantins.

Crédito: Ascom do Parlamentar

Instrumento de controle externo e transparência dos atos públicos justificam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo deputado estadual Zé Roberto Lula (PT), na sessão plenária matutina desta quarta-feira, 21, na Casa de Leis do Tocantins. A propositura, segundo o parlamentar, vem ao encontro do papel da Assembleia Legislativa, que é a fiscalização e acompanhamento dos recursos do Estado.  

 

“Temos que acompanhar todos os poderes, é nosso papel fiscalizar e a PEC altera a Constituição Estadual, aonde diz que a Saúde e Planejamento precisam fazer prestação de contas para a Assembleia Legislativa. Acrescentamos que todas as áreas do governo venham semestralmente”, explicou o deputado. 

 

A PEC altera o artigo 17 da Constituição do Estado do Tocantins no que diz respeito aos Secretários de Estado, das entidades da administração indireta e os titulares dos órgãos diretamente subordinados ao Governador do Estado, a comparecerem uma vez a cada semestre para prestarem, pessoalmente, informações sobre a gestão das respectivas secretarias, entidades e órgãos no semestre anterior. 

 

Conforme a proposta de Zé Roberto o art. 17 da CE, ganha ainda os parágrafos terceiro e quarto, que autorizam a convocação dos gestores pelas Comissões da Casa, sempre que julgarem necessário, e também definem a apresentação do cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre.  

 

“O objetivo da proposição é aperfeiçoar a regra da convocação das citadas autoridades, estabelecendo, sem prejuízo das convocações pontuais já previstas no texto constitucional, o dever de comparecimento quadrimestral para prestarem, pessoalmente, informações sobre a gestão das respectivas secretarias, entidades e órgãos no quadrimestre anterior”, justifica Zé Roberto. 

Comentários (0)