Com visitações agendadas, Palacinho e Memorial Coluna Prestes reabrem amanhã, 26

O funcionamento dos dois principais equipamentos museológicos do Estado volta a ser de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h

Crédito: Flávio Cavalera / Governo do Tocantins

O Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e o Memorial Coluna Prestes serão reabertos ao público nesta quarta-feira, 26, após ficarem de portas fechadas ao público como medida de prevenção à Covid-19. O Governo do Estado afirma que medidas de segurança para visitantes e colaboradores serão adotadas. 

 

O funcionamento volta a ser de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. O agendamento prévio deverá ocorrer pelo telefone (63) 3218-1669, para grupos com até dez pessoas. Haverá disponibilidade de álcool em gel 70% e aferição da temperatura; será obrigatório uso de máscara e distanciamento físico. As portas e janelas permanecerão abertas para garantir a ventilação dos ambientes.

 

“Seguindo as orientações do governador Mauro Carlesse, nossa intenção é proporcionar o acesso ao Palacinho e ao Memorial de forma segura”, afirma o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, enfatizando que despertar turistas, estudantes e a comunidade em geral para a história do Tocantins é uma das funções da pasta.

 

Museus

 

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi o primeiro edifício construído em Palmas, com o objetivo de abrigar a sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar boa parte da Capital. Os visitantes podem conferir as salas originais do Gabinete do Governador e outros órgãos administrativos. Há, ainda o salão de exposições, e dois anexos, a sala multiuso e a sala de leitura, além da Capela Santa Rita de Cássia.

 

Já o Memorial Coluna Prestes, localizado na Praça dos Girassois, traz a assinatura de Oscar Niemeyer. Ocupando uma área de 570 m², a obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas características do renomado arquiteto. O local homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O acervo inclui fotografias, documentos e objetos pessoais. Inaugurado em 2001, o complexo inclui um auditório com 87 lugares, a escultura em bronze "Cavaleiro da Luz", criada pelo artista plástico Maurício Bentes para representar Luiz Carlos Prestes, e o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana.

Comentários (0)