Barcelona, maio de 2017

Barcelona nos recebeu para hospedar o VIII Fórum Iberoamericano “Fazendo Política Juntos”, que tem por objetivo a melhoria das condições dos jovens e das jovens mais vulneráveis da região e do mundo

Este mês vivi experiências engrandecedoras na cidade do arquiteto Gaudí. Barcelona nos recebeu para hospedar o VIII Fórum Iberoamericano “Fazendo Política Juntos”, que tem por objetivo a melhoria das condições dos jovens e das jovens mais vulneráveis da região e do mundo.

 

Este evento tem como intuito visibilizar políticas de êxito, programas e projetos, todos discutidos com dezenas de convidados que se relacionam com temáticas da juventude. Participam representantes da sociedade civil, da academia, dos governos, empresas, e é claro, escuta-se jovens que ao tratar de suas próprias experiências, buscam através desses diálogos encontrar soluções conjuntas.

 

E por que é tão importante falar e divulgar este evento e outros que contenham este tema?

 

Você, leitor e leitora, já deve perceber como nosso país, estático diante da crise, vem há anos, abandonando sua juventude. No Brasil e em vários outros países, a juventude convive com a falta de emprego e o trabalho precário, com possibilidades rasas de alçar voos maiores.

 

Sendo assim, a temática central desta edição foi: “A juventude hoje e seus desafios do futuro: trabalho, participação e educação”, debatida na direção para compreender os reais problemas que inebriam a visão dos próprios jovens e das políticas comunitárias e governamentais que não conseguem atingir de fato essa população nas sociedades.

 

Nos centros desses debates, o jovem e a jovem não são mais encarados como o Futuro, até então muito fortemente destacado em slogans e jargões que levam a bandeira: o Jovem é o futuro do país ou de uma nação. Pelo contrário: ouvimos incessantemente nos debates que o jovem não é mais o sujeito de problema, como foi tratado por muito tempo, e a partir dos dados, dos estudos e das reflexões garantidas desse momento em diante, trata-se hoje o jovem como um dos protagonistas fundamentais para que a sociedade dê um salto a patamares sociais e culturais que fortaleçam a utopia do viver totalizante e inclusivo.

 

Essa experiência lúcida reforça minha vontade de continuar nesse caminho em acreditar que essa grande parte da sociedade pode construir e garantir uma cidadania mais forte para todos nós.

 

Esses eventos e encontros que permitem reunir pessoas relevantes e que discutem a sério tais temas, nos ajudam a pensar e a formular melhor as ações que nos levarão cada vez mais adiante, complementando nossas ideias para a prática e as transformações nas quais a sociedade precisa passar. Cada um desses momentos nos trouxe uma inspiração a mais para atuar em favor dos nossos jovens no Tocantins, e me lembrou o propósito em estar tão longe de casa.

 

Minha vontade em compartilhar um pouco dessa experiência, nasce dessa esperança convivida e compartida com a sinergia criada através desse fórum, e de saber que pelo mundo existem pessoas e ações compromissadas a pensar soluções e oferecer apoio mútuo para a construção de uma sociedade participativa e disposta a ouvir cada vez mais nossa juventude.

 

**O Fórum Ibero-Americano Fazendo Política Juntos é uma atividade organizada pela LIGA Ibero-Americana, através de sua organização parceira em Espanha (Fundação Esplai), e a Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB).

Comentários (0)