Cultura de guerra e de paz

Quem somos nós?

 

Foi num tempo recente que mais uma notícia que envolve o universo nos informou outra grande descoberta: novos planetas semelhantes ao tamanho da Terra orbitam em torno do Sol. É quase irônico abrir a página do seu jornal online favorito e ler que “fora descoberto praticamente um novo sistema solar”.

 

Enquanto os cientistas da Nasa nos alertam sobre tais descobertas, aqui no Brasil e no mundo continuamos a nos afundar sobre os discursos polarizados e os preconceitos.

 

Se as conquistas científicas e a própria ciência ganham cada vez mais espaço, onde podemos perceber conquistas tão grandiosas como esta, no nosso mundo político e social, por exemplo? Quais são os avanços que temos tido quando dizemos e falamos sobre humanidade?

 

No dia a dia somos atingidos por notícias devastadoras de intolerância e práticas de guerra em que o mundo vive, como a guerra da Síria, que já vai para o seu sexto ano de período bélico e já registra milhares de mortes e pelos rumores de um possível enfrentamento nuclear provocado pelos extremistas Kim Jong-un e Trump, e por outro lado, um novo sistema solar é apresentado e descoberto.

 

Essa analogia serve apenas para mostrar o quanto a ignorância e a intolerância são dois ingredientes irracionais, que servem apenas para produzir guerra e sofrimento.

 

Se o mundo é tão maior do que pensamos e pretendemos ser, quem somos nós para agirmos de forma pretensiosa o bastante para promovermos a guerra? O filósofo Mário Sérgio Cortella, uma vez em uma de suas palestras fez a mesma indagação: Quem somos nós? 

 

O que é a Terra?

 

Nada mais que um planeta que gira em torno de uma estrela, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia. Entre tantas outras espécies catalogadas você faz parte de uma: a homo sapiens, que tem aproximadamente 6,4 bilhões de indivíduos na terra. 

 

Como Cortella mesmo afirmou: “Você é um entre 6,4 bilhões de indivíduos, pertencente a uma única espécie, entre outras três milhões de espécies classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre 100 bilhões de estrelas que compõem uma galáxia, que é uma entre outras 200 bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. É por isso que todas as vezes na vida que alguém me pergunta: 'Você sabe com quem está falando?', eu respondo: 'Você tem tempo?' ".

 

Sendo assim, se somos tão arrogantes e capazes de incendiar o mundo com guerras e intolerâncias, precisamos abaixar o tom de voz e a prepotência, e perceber que fazemos parte de uma coisa muito maior chamada vida e que sim, podemos ser muito melhores promovendo a paz.

Comentários (0)