SENAI forma primeira turma de Técnicos em Informática para Internet

Ao todo são dezessete jovens profissionais que agora estão à disposição de um mercado considerado promissor e em constante crescimento

Ao todo dezessete jovens se formaram
Descrição: Ao todo dezessete jovens se formaram Crédito: Divulgação Senai

Com competências para desenvolver sistemas para internet e produzir interface web, de acordo com metodologia e padrão de qualidade, usabilidade, ergonomia, acessibilidade e segurança, os mais novos técnicos em  Informática para Internet, formados pelo SENAI Tocantins,  estão prontos para atuar em empresas de desenvolvimento de sites para internet, indústrias em geral, empresas comerciais, de consultoria, telecomunicações, automação industrial, prestação de serviços, empresas de desenvolvimento de software, escolas e universidades e instituições públicas. O salário de um profissional da área, de acordo com o Serviço Nacional de Empregos (SINE), pode variar entre R$ 1.166,65 e R$ 2.938,31, conforme nível profissional e porte da empresa.

 

“Todos estão prontos para atuar no mercado de trabalho. Hoje eles saem daqui com certificado reconhecido em todo o território nacional, chancelado pelo MEC. Ou seja, são profissionais técnicos prontos para enfrentar o mercado de trabalho”, confirma Edmundo Franco, gerente do Centro de Educação e Tecnologia do SENAI (CETEC) em Palmas. Segundo ele, alguns alunos foram estagiários ao longo do curso, que durou cerca de 18 meses, e hoje já são colaboradores. “É o SENAI Tocantins cumprindo o seu papel de formar técnicos para o mercado de trabalho”, afirma.

 

O gerente do CETEC acredita que a área de Tecnologia da Informação (TI) seja hoje o pilar fundamental da nova indústria que está se colocando no cenário mundial, a Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial. Para acompanhar esse movimento, diz ele, o SENAI tem apostado nos programas da área de Tecnologia da Informação e da área de Automação, considerados a base dessa nova indústria que está chegando.  “Nosso objetivo é formar mão de obra técnica, que ainda é carente no Tocantins, nas principais áreas de competência da indústria, pois mesmo em momentos de crise existem posições abertas no setor que ainda não estão ocupadas por falta de profissionais com formação técnica”, explica.

 

Feliz com a formatura, William Alves Nascimento, 32, reconhece a importância da tecnologia na vida das pessoas, bem como nas organizações públicas e privadas. E isso, segundo ele, foi determinante para sua decisão de fazer o curso Técnico em Informática para Internet no SENAI. “Hoje não se faz nada sem tecnologia, sem internet, por isso me embrenhei nessa área para me aperfeiçoar, e o curso me ajudou muito. Estou preparado e otimista em relação ao mercado de trabalho”, comemora.

 

Já Edwards Júnior Gomes, 19, conta que ao invés do curso superior, nesse primeiro momento de sua vida optou por um curso técnico, que além de ser de sua área, vai lhe ajudar a conseguir um emprego mais rapidamente. “Estava só aguardando a formatura para começar a organizar meu currículo e enviar para algumas empresas”, avisa o jovem, que assim como William também está otimista em relação ao primeiro emprego.

Comentários (0)