Brigadistas ainda combatem incêndio no Parque Nacional do Araguaia

O incêndio na parte Sul do Parque foi extinto. Agora brigadistas combatem outro na parte central. Mais de 172 mil hectares do parque já foram consumidos pelo fogo.

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade estão combatendo um novo incêndio que começou faz três dias na parte central do Parque Nacional do Araguaia, localizado na Ilha do Bananal.

 

De acordo com o diretor do Parque, Raoni Japiassu Merisse, o incêndio que acontecia na parte Sul do parque foi extinto. “Agora nossos brigadistas combatem um novo incêndio na parte central do Parque, próximo a aldeia indígena Boto Velho”, informou o diretor.

 

Outra preocupação do Instituto Chico Mendes é um incêndio na parte Norte do Parque, numa área de cerca de 80 mil hectares. Este incêndio não está sendo combatido porque o acesso ao local só é possível de helicóptero. “A aeronave do Ibama que auxiliava no combate ao fogo foi deslocada para combater um incêndio no Parque Nacional dos Veadeiros”, informou Raoni. De acordo com ele, o incêndio na parte Norte do Parque avança lentamente.

 

Área destruída

De acordo com medições feitas na terça-feira, 18, por técnicos do Instituto Chico Mendes, através de imagens de satélite, 172 mil hectares do parque já foram consumidos pelo fogo. O Parque Nacional do Araguaia possui uma área total de 560 mil hectares.

 

 

Comentários (0)