Célio questiona combate a queimadas: Naturatins cobra apoio da brigada de Palmas

O local teria sido vítima de três incêndios e ficado cercado por chamas. Nos documentos, o deputado federal pede posicionamentos, bem como providências a serem tomadas.

Crédito: Ascom Corpo de Bombeiros

O Deputado Federal Célio Moura (PT) questionou nesta sexta-feira, 04, por meio de ofícios, uma resposta das autoridades ambientais a respeito dos incêndios que ocorreram nesta semana, na Serra do Lajeado, no distrito de Taquaruçu. O local teria sido vítima de três incêndios e ficado cercado por chamas. Nos documentos, o deputado pede posicionamentos, bem como providências a serem tomadas em relação às ocorrências.

 

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque Cordeiro, disse em entrevista na manhã desta sexta-feira, 4, ao T1 Notícias, que o órgão, até o presente momento, não tem conhecimento dos ofícios.

 

Albuquerque disse que o Naturatins e o Corpo de Bombeiros estão em ação de combate às queimadas desde julho, mas que não possuem apoio brigadista da prefeitura de Palmas. “O que falta é o apoio da prefeitura que não possui brigada de incêndio até hoje, e quem tá combatendo isso é o Naturatins que tem competência das unidades de conservação e os bombeiros, em conjunto com a Defesa Civil. Agora, é importante que a prefeitura de Palmas se manifeste com a contratação dos brigadistas, que até o momento, não realizou", declara.

 

Em relação a fiscalização de incêndios, ele diz que é “integrada, tanto o Naturatins, quanto o batalhão de Polícia Ambiental, como a própria Guarda Municipal Ambiental”, e afirma ainda que “aqueles incêndios que nós detectarmos, que realmente identificarmos o local e encontrarmos o causador, iremos autuar porque é crime e podemos até apreender, o que cabe de dois a quatro anos de prisão ambiental", observou. 

 

O presidente afirma que o órgão manteve sua brigada ativa do ano passado, realizando todo tipo de prevenção possível com outros órgãos ambientais do estado. Ele explica que o Naturatins "tem os seus brigadistas, cujo são obrigados a atender as unidades de conservação, como a serra e o parque do Lajeado, mas que a prefeitura também possui sua responsabilidade no combate das chamas", finalizou.

 

O presidente informou também sobre uma reunião que será realizada com o exército, o vice-governador, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e garante que em breve a população terá conhecimento das pautas abordadas.

 

Ofícios

 

Ofício Nº 079/2020 é destinado ao Major Alex Matos Fernandes, diretor executivo da coordenadoria estadual de proteção e Defesa Civil, o Nº 080/2020, dirigido ao governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e o Nº 081/2020 é atribuído ao Coordenador do Fogo Estado do Tocantins – Ibama.

Comentários (0)