Clima privilegiado do Tocantins atrai atenção para produção de energia solar

A primeira usina fotovoltaica desta empresa será instalada a aproximadamente 18 quilômetros de Palmas, em Luzimângues, distrito de Porto Nacional.

As áreas de interesse para arrendamento no Estado já estão definidas pelos executivos da empresa Lica Renováveis, com sede na Espanha, e filial em Joinville - SC. A primeira usina fotovoltaica desta empresa será instalada a aproximadamente 18 quilômetros de Palmas, em Luzimângues, distrito de Porto Nacional. O processo consiste em transformar, através de painéis, a energia solar em energia elétrica.

 

Outra área que a empresa está investindo fica em Miracema, onde pode ser implantada mais uma usina fotovoltaica. A cidade de Colinas também deverá ter uma usina, a área já foi escolhida pelos empresários. Durante a fase inicial, a previsão é de que sejam instaladas usinas com capacidade de geração de 30 megawatts cada, em diversas regiões do Estado.

 

A implantação destas usinas no Estado está sendo orientada pelas Secretarias da Indústria e do Comércio; e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Segundo a empresa, já estão sendo realizados estudos de viabilidade ambiental, projetos e solicitações para a consolidação do projeto.

 

O diretor geral de Projetos e Empreendimentos Estratégicos da Sic, Iapurê Olsen, lembra que “o interesse desta empresa espanhola em investir no Tocantins, juntamente com outras empresas deste segmento energético, possui desdobramentos que podem alavancar os diversos projetos estratégicos do Estado como: o Parque Tecnológico, indústrias de painéis e janelas em PVC e até a criação de um instituto de inovação”, ressaltou Olsen.

 

O secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, classifica o interesse destas empresas de energia solar pelo Tocantins devido à localização estratégica, os incentivos fiscais e o alto índice de luminosidade. “É um conjunto de fatores que está atraindo estas empresas, afinal o Tocantins se destaca no cenário nacional como grande produtor de energia elétrica. Com a produção de energia solar limpa, além, de aumentar nosso volume de produção energética também estaremos produzindo energia sustentável que não polui o meio ambiente”, destaca Massuia.

 

Empresa Lica Renovavéis

 

A empresa foi fundada em 2006 na Espanha, com finalidade de suprir as carências energéticas do País. A Lica é especializada no desempenho de todas as ações e trabalhos necessários para efetuar a preparação e a inicialização de instalações de energia renovável no Brasil, onde está atuando desde 2009. Além das atividades de instalação elétrica a empresa também atua nas áreas de engenharia elétrica, meio ambiente e de novas energias. (Assesoria)

Comentários (0)