Palmas, Tocantins -

Meio Ambiente


Responsabilidade
711 visualizações

Com foco no uso racional da água em hospitais, Sesau e Saneatins pactuam ações

O secretário da Saúde, Luiz Fernando Freesz e os diretores da Sesau se reuniram com o analista comercial da Saneatins, Irancildo Serra, para a apresentação do Programa de Gerenciamento de Consumo e Perdas, que tem como principal objetivo a sensibiliz
- Atualizada em

Na tarde desta quarta-feira, 1º, o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Fernando Freesz e os diretores da Sesau se reuniram com o analista comercial da Saneatins, Irancildo Serra, para a apresentação do Programa de Gerenciamento de Consumo e Perdas, que tem como principal objetivo a sensibilização para o uso racional da água nos hospitais.

Segundo o técnico da Saneatins a intenção do programa é identificar os pontos críticos de desperdício e apresentar orientações técnicas para possibilitar as correções e investimentos necessários. A Sesau já participou do programa ainda em sua fase experimental nos anos de 2009, 2010 e 2011, na época a Saneatins realizou avaliação sistemática nos hospitais regionais de Gurupi, Araguaína, Paraíso do Tocantins e no Dona Regina. Como resultado das ações foram economizados quase cinco mil metros cúbicos de água nessas Unidades de Saúde.

Para a Diretora Geral de Administração e Logística da Sesau, Sílvia Carvalho de Oliveira, o uso racional da água nos hospitais é uma preocupação que já foi apontada pelo Governador Siqueira Campos, para o qual ações de sustentabilidade têm sido priorizadas em todas as pastas. A diretora ressaltou também, “que este é um trabalho em que toda a equipe de trabalho deve estar envolvida, isso porque, além da economia financeira, evitar o desperdício é fator primordial para não termos períodos de racionamento ou até mesmo de falta de água”.

Essas ações estão sendo estudadas para serem implantadas nos Anexos da Sesau. O programa será debatido entre os gestores das diversas áreas técnicas da pasta, os quais decidirão os locais e os pontos críticos a serem alcançados por ações específicas. (Asssessoria)