Equipes trabalham para coibir pesca nos rios do Parque Nacional do Araguaia

Com início da piracema em 1º de novembro, a pesca continua proibida em todos os rios. Fiscalização realizada pelos fiscais do parque com a PM termina hoje e até o momento, não houve apreensão...

Fiscalização termina nesta 5º, inicio da Piracema
Descrição: Fiscalização termina nesta 5º, inicio da Piracema Crédito: ICMBio

Uma fiscalização para coibir a invasão, pesca e a caça de quelônios (tartaruga da Amazônia e cágado) no interior do Parque Nacional do Araguaia, está sendo realizada desde o dia 22 de outubro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com apoio da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra). A fiscalização termina nesta quinta-feira, 31.

Segundo informações do analista ambiental Jesse Rodrigo Rosa não houve nenhuma apreensão até o momento, o que caracteriza a operação como tranquila. O balanço da fiscalização deve ser divulgado ainda nesta quinta-feira As principais atividades são rondas pelos rios Javaés, Araguaia, Riozinho e Mercês. A operação abrange os municípios de Pium (TO), Santana do Araguaia (PA) e Santa Terezinha (MT).

Conforme informou o chefe da unidade em Pium, Raoni Japiassu, pescar no interior do Parque Nacional do Araguaia é proibido, sendo permitida apenas a pesca tradicional realizada por indígenas que residem na região. Ele lembrou também que a partir de 1º novembro, com o início da piracema, a pesca é proibida por ser um período essencial para a reprodução dos peixes.  

De acordo com o Parque Nacional do Araguaia, localizado em Pium, a equipe de fiscalização que realizou o trabalho nesses dias é composta por dois agentes federais de fiscalização do ICMBio, três policiais militares da CIPRA e quatro brigadistas do ICMBio (apoio). Eles utilizam na operação duas camionetes 4x4 e duas embarcações.

 

ICMBio e Parque Nacional do Araguaia

O ICMBio é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela administração, gestão e fiscalização das unidades de conservação federais. Foi criado em 2007 a partir do desmembramento do IBAMA.

O Parque Nacional do Araguaia é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada em 1959. Possui aproximadamente 562.000 hectares e fica localizado no terço norte da Ilha do Bananal, nos municípios de Pium - TO (55,1%)  e Lagoa da Confusão - TO (44,9%). A sede administrativa do parque está localizada no município de Pium – TO.

Comentários (0)