Palmas, Tocantins -

Meio Ambiente


Semades
555 visualizações

Fórum de Mudanças Climáticas define atuação do colegiado para 2013

eunião Ordinária do colegiado. Na oportunidade, além da posse de substitutos dos representantes de cinco instituições para compor a organização, no biênio 2012/2014.
- Atualizada em
Descrição: Fórum Estadual de Mudanças Climáticas Manoel Júnior

Os membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) do Tocantins reuniram-se nesta quarta-feira, 28, na sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) para realizarem a 3ª. Reunião Ordinária do colegiado. Na oportunidade, além da posse de substitutos dos representantes de cinco instituições para compor a organização, no biênio 2012/2014, foi definido os campos de atuação que deverão ser assumidos no próximo ano.

A nova secretária executiva do FEMC, Ana Raquel Agra, avaliou a reunião e falou da perspectiva do colegiado para o próximo exercício. “Após a reativação do Fórum com a posse dos membros, ainda no primeiro semestre deste ano, tivemos um encontro, onde houve a oportunidade de oferecermos nossa contribuição à fase de consulta pública dos Planos Setoriais do Governo Federal. E em seguida, numa primeira reunião extraordinária, coletamos subsídios para implementar o relatório de sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative) da Semades e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). No encontro de hoje, além da entrega dos termos de posse dos representantes substitutos, fundamentalmente debatemos o campo de atuação que o FEMC deverá assumir e as atividades que deverão ser desenvolvidas em 2013. Então definimos quais os temas serão prioritários, com base no anseio da população e que os representantes entendem que deve ser desenvolvidos pelo colegiado, no ano que vem”, pontuou a secretária executiva.

Raquel Agra destacou ainda, que foi levantada uma série de propostas, desde a questão dos resíduos sólidos, da coleta seletiva, da arborização urbana e da eficiência energética dos edifícios públicos, até a questão dos desmatamentos e das queimadas, que no seu ponto de vista, continua sendo os maiores responsáveis pela quantidade de emissões de gases no Tocantins, provocadores de efeito estufa.

Novos membros

Conforme a Portaria Semades nº 63, de 04 de outubro de 2012, foram nomeados para compor o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas - FEMC/TO, no biênio de 2012/2014, em substituição aos representantes de suas respectivas instituições, a nova representante da Semades, Ana Raquel Santos Agra, para a função de secretária executiva, para representante suplente da Secretaria da Saúde, Isis Graziela Araújo Monford, para representante titular da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins-FAPT, Vilma Borges de Moura Perini e como suplente, Vinícius Praxedes, para representar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins - FAET, como titular Luciano Felix Czapski e Sani Jair Garay Naimayer como suplente e da Associação Tocantinense de Municípios- ATM, a representante suplente Luciele Roquete de Araújo.

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC)

O Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) é um órgão colegiado consultivo, instituído pelo Governo do Estado em 2007, reestruturado e reativado em 2012, que visa definir estratégias de enfrentamento das mudanças do clima, por meio da mobilização e conscientização da sociedade.

Relatório de Sustentabilidade GRI

O Projeto Elaboração do Relatório de Sustentabilidade GRI (Global Reporting Initiative), iniciado em julho de 2012 pela Semades, tem como objetivo a elaboração de um relatório para a divulgação do desempenho ambiental, social e de governança da Pasta, tendo como referência os anos de 2010 e 2011.

O GRI é considerado um dos modelos mais difundidos e utilizados a nível mundial para a descrição do desempenho ambiental, social e econômico das organizações. Além de ser uma das referências mundiais em elaboração de relatórios de sustentabilidade, o GRI é um núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

 

Notícias sobre:

femc tocantins semades tocantins