Palmas, Tocantins -

Meio Ambiente


Convênio
669 visualizações

Ministério do Turismo premia Mateiros como um dos municípios que mais evoluíram

Durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas o MTur e o Sebrae premiaram os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2011.O município do Jalapão foi destaque na modal
- Atualizada em

 MTur - Ministério do Turismo - e o Sebrae premiaram, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas, os municípios que mais evoluíram e os que alcançaram as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional . Entre os premiados está o município de Mateiros, no Tocantins. O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos destinos turísticos brasileiros. No total, foram contempladas 13 capitais e 11 não capitais avaliadas nas 13 dimensões pesquisadas. O município do Jalapão foi destaque na modalidade “economia local”.

O Prêmio é um reflexo positivo do esforço do Governo do Estado através da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, que vem desenvolvendo várias ações visando a promoção, qualificação, ordenamento e estruturação das atividades do turismo no Estado, como as pesquisas de demanda turística e o ordenamento do fluxo de visitação realizado periodicamente na Cachoeira da Velha e Prainha, e o apoio ao Roteiro Cinematográfico, que contempla não só a região do Jalapão como o Cantão, dando ao Estado destaque nacional, como foi o caso de Mateiros. “Esse resultado confirma que o Tocantins pode ser um destino cada vez mais importante no cenário do ecoturismo brasileiro e demonstra como a parceria de poder público com a iniciativa privada tranforma o desenvolvimento local”, comemora o presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno.

 O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo MTur. Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade de destinos, fornecendo informações que podem subsidiar o planejamento estratégico da atividade turística e monitorar a evolução da atividade nos destinos e no País.

 

 

Notícias sobre:

adtur palmas tocantins