Naturatins e IFTO realizam curso sobre o fortalecimento dos recursos hídricos

O curso acontece entre os dias 10 a 14, no IFTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, campus Palmas.

 

Fortalecer o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos por meio da capacitação de agentes gestores. Este é o tema do projeto de capacitação aprovado pelo – MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que será realizado pelo Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, entre os dias 10 a 14, no IFTO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, campus Palmas.

O curso tem como finalidade, além do fortalecimento do gerenciamento dos recursos hídricos, capacitar os técnicos do órgão ambiental e das instituições parceiras para que possa ser estruturado um programa de monitoramento da água, preferencialmente nas bacias onde já foram elaborados os planos de bacias.

Nos cinco dias de capacitação os participantes terão a oportunidade de conhecer os conceitos e aspectos históricos, sociais nas políticas públicas dos recursos hídricos no Brasil, gestão participativas dos comitês, especificidades das diferentes bacias hidrográficas e regiões do país, participação dos Comitês de Bacia na implementação da política de gestão de recursos hídricos, dentre outros assuntos que serão abordados.

Para a engenheira ambiental do órgão, que propôs o projeto, Claudia Rezende, a principal finalidade do curso é a implementação das políticas públicas dos recursos hídricos e para isso, é necessário a capacitação dos técnicos e os membros dos comitês de bacias hidrográficas, e assim, prestar um serviço de excelência para todos os usuários de água. “Estamos vivendo um momento muito favorável no Tocantins, temos três comitês criados no Estado, as bacias dos rios Manoel Alves, Formoso e do entorno do Lago, e o curso vai proporcionar uma formação completa, no que se diz respeito à atuação dos comitês no contexto da política e do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos”, enfatizou

O curso vai focar também na participação social, das entidades representavas da sociedade civil organizada, poder publico e os usuários água. “A capacitação vai mostrar ainda, a importância dessa participação social no plano de bacias, pois ele estabelece as diretrizes básicas para o futuro dos recursos hídricos”, destacou Rezende.

Comentários (0)