Plano de Controle de Poluição Veicular visa melhorar qualidade de vida da população

Entre as ações do Plano estão a modernização e renovação da frota e Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso. O Estado tem trabalhado na realização de estudos técnicos mais aprofundados para decidir a melhor forma de implantação.

Plano ainda não tem data para funcionar
Descrição: Plano ainda não tem data para funcionar Crédito: web

Diminuir  a  emissão de poluentes veicular  visando a melhoria na qualidade de vida da população. Este é o objetivo do Plano de Controle de Poluição Veicular-PCPV que estava previsto para começar a ser executado em janeiro, mas que  segundo o Detran ainda não tem dada prevista para ser trabalhado.


Ao Portal T1 Notícias o assessor jurídico do Detran-TO, Júlio Franco Poli, informou que, por enquanto, as ações ainda não tem data definida para serem executadas.  "O Estado ainda não deu início às ações do PCPV, pois está realizando estudos técnicos mais aprofundados para poder decidir a melhor forma que vai ocorrer a implantação, a execução das ações propriamente ditas e os investimentos que serão necessários para a realização", justificou.
 

Ações
Franco ainda falou sobre as ações que serão realizadas para a melhoria da qualidade do ar e controle da emissão de poluentes atmosféricos e de consumo de combustíveis pelos veículos automotores.

 

"Um dos nossos trabalhos será a  modernização e Renovação da Frota. Os veículos novos apresentam tecnologias que minimizam a emissão de agentes poluidores, devido ao dano ambiental causado por veículos com tecnologias antigas. Assim,  o Governo vai buscar formas de incentivo para que os proprietários de veículos antigos os troquem por veículos novos, esses incentivos estão sendo estudados pelos órgãos competentes, incluindo análise de ações que permitam que os veículos antigos sejam retirados de circulação", destacou.

 

Programa de Inspeção

Outro trabalho que deve ser implantado, segundo o assessor jurídico, será o Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso. "Este programa deve priorizar ações em locais cuja frota veicular seja importante fonte de poluição atmosférica. Todos os veículos em uso passarão pela inspeção anualmente, e esta estará vinculada ao processo de licenciamento anual do veículo. Serão dispensados os veículos concebidos unicamente para aplicações militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para a obtenção do licenciamento", finalizou.

 

Comentários (0)