Projeto de Revitalização de Ipucas visa plantar 10 mil mudas

Segundo informações da Semades a previsão é que sejam plantadas até dezembro do ano que vem 10 mil mudas de Ipucas e recuperados 100 hectares da planta. Atualmente 23 produtores dos municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia estão cadastra

Plantação de Ipucas
Descrição: Plantação de Ipucas Crédito: web

"A nossa previsão é que sejam plantadas 10 mil mudas de Ipucas e recuperados 100 hectares desta planta nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão", informou o diretor de planejamento e gestão de recursos hídricos da Semades- Secretaria de Meio Ambiente, Aldo Araújo Azevedo. No Tocantins, as Ipucas estão localizadas nas várzeas do vale do Rio Araguaia e seus afluentes, próximo aos municípios de Pium, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia.

 

Ao Portal T1 Notícias, o diretor explicou como funciona este trabalho. "O programa revitalização das Ipucas começou a ser executado em janeiro deste ano. Foi dividido em quatro etapas que devem ser concluídas em dezembro do ano que vem. O nosso trabalho, no momento, está voltado para a pesquisa e mapeamento destas espécies matrizes”, afirmou.

 

O coordenador falou também sobre a importância de revitalizar as áreas. “As plantas são reguladoras dos recursos hídricos, ou seja, acumula grande quantidade de água no período da cheia e mantêm por mais tempo essa umidade durante o período seco. Assim, as Ipucas acabam tendo a  função de equilibrar o regime hídrico nessa região, atuando na recarga do lençol freático. Além disso, ela abriga fauna aquática para a  reprodução de peixes", esclareceu.

 

Azevedo explicou ainda que por causa das vantagens, vários produtores tem aderido ao projeto. "Atualmente temos o cadastramento de 15 produtores em Lagoa da Confusão e oito em Formoso e queremos aumentar ainda mais este número para que assim sejam revitalizadas estas áreas degradadas", explicou.

Comentários (0)