Palmas, Tocantins -

Meio Ambiente


Capacitação
532 visualizações

Projeto Interinstitucional de Educação Ambiental acontece nesta terça

A reunião do projeto Interinstitucional de Educação Ambiental que tem como objetivo criar estratégias para promover a preservação do patrimônio ambiental de oito municípios do Tocantins acontece nesta terça, 14.
- Atualizada em

O Ministério Público juntamente com o Naturatins, Cipama, Defesa Civil, Saneatins e as Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e Saúde participam nesta terça-feira, 14, ás 9h, no MPE, da reunião do Projeto Interinstitucional de Educação Ambiental.

 

De acordo com a analista ministerial, especializada em serviço social, Arlete Silva Ribeiro, na reunião serão planejadas as atividades para o segundo semestre. “Vamos avaliar as ações nos oito municípios contemplados pelo projeto e planejar as atividades para o segundo semestre, além disso, iremos definir ações estratégicas para o ano que vem”, explicou.

  

Arlete informou também como funciona o projeto que tem como objetivo criar estratégias para promover a preservação do patrimônio ambiental. “Realizamos quatro ações básicas que são o fortalecimento da gestão ambiental, melhoria da qualidade da água, combate as queimadas e a implantação do plano de gestão municipal de resíduos sólidos”, destacou.

 

A analista ressaltou ainda que o projeto envolve a comunidade escolar e a população dos municípios. “Realizamos reuniões e oficinas com a comunidade e gestão municipal, estes que são monitorados semestralmente. Dentre os temas trabalhados estão: queimadas urbanas e rurais, implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conservação de recursos hídricos bem como seus usos, com destaque para água de consumo humano”, finalizou.

 

Projeto

 

O Projeto Interinstitucional de Educação Ambiental acontece desde 2009 e beneficia os municípios de  Araguatins, Caseara, Filadélfia, Mateiros, Pedro Afonso, Peixe, Ponte Alta do Tocantins e São Félix. Os municípios são escolhidos por possuírem atrativos turísticos.

 

O projeto é uma iniciativa do Caoma - Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual e tem como parceiros o Instituto Natureza do Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Companhia de Saneamento do Tocantins, Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros/Defesa Civil.

 

Notícias sobre:

educação ambiental tocantins